Futebol/Campeonato Gaúcho - ( - Atualizado )

Grêmio decepciona a torcida e perde para o Canoas em pleno Olímpico

Do correspondente Vicente Fonseca Porto Alegre (RS)

Depois de uma boa estreia no último domingo, o time B do Grêmio decepcionou na segunda rodada do Campeonato Gaúcho. Jogando no Olímpico, a equipe do técnico Marcelo Mabília perdeu para o Canoas, por 2 a 1, gols de Ederson e Thiago Santos, com Lucas Coelho descontando. O resultado deixa o Tricolor na 3ª colocação do Grupo A, com 3 pontos, atrás de Lajeadense e Caxias, que têm 4.

O Grêmio propôs o jogo na maior parte do primeiro tempo, mas não conseguiu levar perigo para o Canoas, que se fechou e conseguiu seu gol num lance de bola parada. Na etapa final, foi o time visitante que surpreendentemente começou em cima, marcando 2 a 0 antes dos 10 minutos. O Tricolor chegou a descontar, mas não teve forças para buscar o empate, perdendo a primeira no Gauchão.

Domingo, o Grêmio volta a atuar casa. Naquela que deve ser a última partida da história do Olímpico, o Tricolor enfrentará o Santa Cruz-RS. Já o Canoas, que subiu para o 3º lugar no Grupo 2 com a vitória, visitará o Cerâmica, em Gravataí.

Lucas Uebel/GFBPA
Os garotos do Grêmio frustraram os pouco mais de quatro mil torcedores que compareceram ao Olímpico
O Jogo – Um fim de tarde chuvoso marcou o Olímpico em seu provável penúltimo jogo dos seus 59 anos de existência. O primeiro tempo foi morno, em ritmo cadenciado. O Grêmio tentou tomar a iniciativa e teve mais posse de bola, mas faltou objetividade. O centroavante Lucas Coelho, apesar da boa movimentação, esteve bem marcado.

Aos 19 minutos, a primeira boa chegada gremista: o volante Misael arriscou da entrada da área com força, mas o goleiro Nicolas agarrou firme, apesar do campo molhado. Depois disso, só aos 35 o Tricolor incomodou o time visitante, em escapada de Gustavo Xuxa pela direita. Ele cruzou no contrapé de Lucas Coelho, que não conseguiu o arremate. Aos 40, o centroavante deu de calcanhar a Rondinelly, que chutou para fora.

O Canoas só chegou com perigo duas vezes, e numa delas marcou seu gol. Aos 41, Nathan arriscou chute rasteiro de longe, a bola ganhou velocidade com a água e quase surpreendeu o goleiro Busatto. No minuto seguinte, Ederson subiu livre e aproveitou escanteio batido por Maicon Sapucaia para fazer de cabeça: 1 a 0.

Com Jean Deretti e Paulinho nos lugares de Rondinelly e Carlos Alexandre, o Grêmio voltou do intervalo disposto a virar o placar. E o começo foi promissor: logo aos dois minutos, Paulinho enfileirou a defesa canoense e chutou raspando o poste esquerdo do goleiro Nicolas.

Lucas Uebel/GFBPA
Mabilia tentou orientar os seus jogadores na beira do campo, mas não evitou a derrota para o Canoas
Mas a resposta do Canoas foi impiedosa. Houve uma sucessão de chances criadas. Aos quatro, Thiago Santos recebeu livre e chutou para grande defesa de Busatto. O goleiro gremista ainda defendeu com a ponta dos dedos uma cabeçada do zagueiro Gustavo Castro no lance seguinte. Aos 8, Ederson driblou Gérson e chutou para outra defesa do goleiro do Grêmio. Aos 10, não houve jeito: Thiago Santos entrou sozinho pela direita e encobriu Busatto, marcando um golaço.

O Grêmio sentiu o golpe. Só aos 20 minutos, novamente com Paulinho, o Tricolor voltou a levar perigo, em um chute que parou na zaga. Aos 21, o novo xodó gremista, Lucas Coelho, descontou o placar aproveitando boa jogada de Jean Deretti pelo lado esquerdo. Mas não houve pressão em busca do empate, devido à boa organização do time do Canoas.

A equipe visitante ainda chegou bem aos 31, com Ederson cruzando rasteiro e Busatto salvando. O Grêmio ainda tentou uma pressão nos minutos finais, mas parou na bem postada defesa canoense.

Outras partidas
Mais dois jogos movimentaram a quinta-feira, completando a 2ª rodada da Taça Piratini. No Centenário, o Caxias bateu o Veranópolis por 2 a 1. Em Lajeado, o Lajeadense fez 2 a 0 no São Luiz. Ambos os vencedores dividem a liderança do Grupo A, com 4 pontos. O Grupo B é liderado pelo São José, que é o único time que mantém 100% de aproveitamento, com 6 pontos.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade