Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Honrado por trabalhar com o ‘pai’ Luxa, Cris quer impor respeito

Do correspondente Vicente Fonseca Porto Alegre (RS)

Horas depois de ser flagrado no Olímpico e deixar praticamente confirmada as negociações com o Grêmio, o zagueiro Cris finalmente foi apresentado pelo clube gaúcho. Contratado para suprir a principal necessidade do elenco, com as saídas de Gilberto Silva e Naldo e a suspensão de Werley, o experiente jogador promete raça e quer retribuir o apoio do ‘pai’ e técnico Vanderlei Luxemburgo.

Já com a nova camisa e com contrato de um ano de duração, o defensor revelado pelo Corinthians justamente pelas mãos de Luxa falou com a imprensa no final da tarde desta quinta-feira e agradeceu ao mentor pela aposta no início da carreira e agora aos 35 anos de idade, depois de passagem discreta pelo Galatasaray.

"É um prazer vestir uma camisa tão importante no futebol mundial. As conversas com começaram no início de dezembro. Com o Vanderlei, conversamos algumas vezes também. A partir do momento em que ele falou, aceitei na hora. Ele é como um pai para mim, foi ele que me lançou. Trabalhar com ele novamente é uma honra. Isso pesou muito na hora de decidir minha volta", destacou Cris, multicampeão pelo Lyon.

Lucas Uebel/GFBPA
Com status de xerife, zagueiro Cris troca o Galatasaray para ser o líder da defesa gremista na Libertadores
Sob o comando de Luxemburgo, levantou taças no Corinthians e no Cruzeiro, conquistando status de xerife no time mineiro. E é com esta fama que o jogador espera cativar a torcida gremista. "Meu estilo é sempre foi de jogar forte e firme, impor respeito. Vou me doar ao máximo dentro de campo. Sempre fui chamado de guerreiro. Vou dar tudo por este clube”, prometeu.

Apesar da idade, o reforço garante estar em plenas condições de jogo, precisando recuperar-se apenas das festas de final de ano. Sem problemas sobre posicionamento, o zagueiro se coloca à disposição do treinador: “Atuo dos dois lados da defesa. Onde o Luxa me colocar, eu jogo.”

De setembro para cá, segundo ele, disputou 11 partidas e vinha treinando normalmente com o grupo do Galatasaray. Ele vem para ser mais um “trintão” do elenco gremista, que já tem Dida, Fábio Aurélio, Elano e Zé Roberto. “A melhor resposta é dentro de campo. O Zé Roberto e o Dida são grandes exemplos”, diz, minimizando os efeitos da idade média avançada do elenco.

O zagueiro chegou a Porto Alegre nesta quinta, realizou exames médicos e foi apresentado logo após a reapresentação do elenco para os trabalhos de pré-temporada, que começam nesta sexta e vão até o dia 22, véspera da estreia gremista na Libertadores, contra a LDU, em Quito. Cris deve formar a zaga titular do Grêmio em 2013 com Werley, que não poderá atuar nos três primeiros jogos da competição – Vilson deve jogar estas partidas iniciais.

Ficha técnica: 

Cristiano Marques Gomes
Apelido: Cris Natural: Guarulhos (SP)
Nascimento: 03/06/1977
Posição: Zagueiro
 Clubes: Corinthians, Cruzeiro, Bayer Leverkussen (ALE), Lyon (FRA) e Galatasaray (TUR)

Títulos: Recopa Sul-Americana (98), Copa Centro-Oeste (99), Copa do Brasil (95, 2000 e 2003), Copa Sul-Minas (2001 e 2002), Campeonato Mineiro (2002, 2003 e 2004), Campeonato Paulista (95, 97 e 99), Campeonato Brasileiro (98 e 2003), Campeonato Francês (2004-05, 2005-06 e 2007-08), Supercopa da França (2005 e 2012), Copa da França (2008 e 2012) e Copa América (2004)

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade