Jogos Olímpicos/Bastidores - ( )

Madri, Tóquio e Istambul apresentam dossiê para os Jogos de 2020

Lausanne (Suíça)

As cidades candidatas a sediar os Jogos Olímpicos de 2020, Madri, Tóquio e Istambul, irão apresentar nesta segunda-feira, o dossiê detalhado de seus programas ao Comitê Olímpico Internacional (COI), em Lausanne, na Suíça.

O anunciou oficial da sede escolhida será feito no dia 7 de setembro deste ano, em Buenos Aires, capital argentina. A análise dos relatórios entregues nesta segunda assume maior importância do que em candidaturas anteriores com as reformas no COI. Em março, a Comissão de Avalição, liderada por Craig Reedle, vice-presidente da maior entidade olímpica, irá visitar as cidades.

Istambul e Tóquio tem o rótulo de favoritas, mas as expectativas nem sempre se confirmam, sobretudo nas últimas definições. A cidade turca apresenta como diferencial ser o primeiro país de maioria mulçumana a sediar uma Olimpíada e ainda a oportunidade de ocorrer em dois continentes, Europa e Ásia. "Os atletas terão a experiência única de dormir no continente europeu e competir na Ásia", destacou o diretor executivo Hasan Arat à AFP.

AFP
Representantes entregam dossiês para conquistar o direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2020

Pela Espanha, Madri tenta suprimir o contexto de crise econômica com uma infraestrutura já existente. O país fez tentativas de sediar o maior evento multi-desportivo do mundo em 2012 e 2016, quando foi derrotada, respectivamente, por Londres e Rio de Janeiro. "Madri já tem 80% da infraestrutura necessária, incluindo o aeroporto, vias de transporte e do metrô. É uma sólida garantia de estabilidade", defendeu o ex-presidente do Comitê Olímpico Espanhol (COE), Alejandro Blanco.

Das três cidades, Tóquio é a única que já vivenciou uma experiência olímpica, embora 1964, quando a magnitude do evento era menor em relação a atual. O certo é que ainda resta muito trabalho, principalmente depois do anunciou do COI, em setembro.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade