Motor/Rally Dakar 2013 - ( - Atualizado )

Barreda Bort vence quarta etapa nas motos, mas francês é novo líder

Arequipa (Peru)

Quem se dispõe a disputar o Rally Dakar sabe que não vai encontrar facilidades. E a quarta etapa da competição, realizada nesta terça-feira, foi uma prova disso. Os pilotos se aventuraram em um trecho de 289 km cronometrados entre as cidades de Nazca e Arequipa, no Peru. E, nas motos, o vencedor da especial foi o espanhol Joan Barreda Bort, que completou o percurso em 3h41min09s.

Logo na sequência, atrás do representante da Espanha, veio o francês Olivier Pain, que fechou o trecho com 8min21s de desvantagem em relação ao ponteiro. Com a posição, Pain assumiu a liderança na classificação geral das motos, com 2min24s de vantagem para seu compatriota David Casteu, que encerrou a especial desta terça em terceiro, a 10min42s de Barreda Bort.

Joan Barreda assume a quarta colocação do Dakar, 5min38s atrás do líder e uma posição atrás do francês Cyril Despres, que só chegou em 15º nesta terça e caiu para terceiro na tabela de classificação.

O chileno Francisco ‘Chaleco’ López finalizou a etapa em 19º, a 21min36s de Barreda Bort, e ocupa atualmente a oitava posição na geral. O brasileiro Jean Azevedo ficou a 37min26s do ponteiro nesta terça e agora é o 32º na classificação das motos no Rally Dakar.

A etapa trouxe grandes desafios aos pilotos, com trechos com muitas dunas localizadas próximas umas das outras, o que dificultou bastante a tarefa dos competidores.

Nos quadriciclos, nenhuma grande novidade. Marcos Patronelli teve um dia bastante complicado. Durante boa parte da etapa Sebastian Husseini, dos Emirados Árabes Unidos, esteve liderando, mas o argentino conseguiu se recuperar e vencer mais uma vez. Husseini terminou com 9min48s de desvantagem para o favorito ao título.

Agora, na classificação geral dos quadris, Patronelli tem 14min06s de folga em relação a Husseini.

O polonês Rafael Sonik chegou em quarto e ‘roubou’ a terceira posição da classificação geral do chileno Ignacio Casale, que terminou somente em sétimo nesta terça. O polonês Lukasz Laskawiec chegou em terceiro na quarta especial e o argentino Tomás Maffei foi o quinto.

AFP
Quarta etapa do Rally Dakar, disputada entre as cidades de Nazca e Arequipa, no Peru, trouxe trechos violentos de dunas para os pilotos
Confira a classificação geral do Rally Dakar:

Motos:

1º. Olivier Pain (FRA/Yamaha), em 10h10min38s
2º. David Casteu (FRA/Yamaha), a 02min24s
3º. Cyril Després (FRA/KTM), a 03min09s
4º. Joan Barreda Bort (ESP/Husqvarna), a 05min38s
5º. Jordi Viladoms (ESP/Husqvarna), a 07min22s
32º. Jean Azevedo(BRA/KTM), a 59min03s

Quadriciclos:

1º. Marcos Patronelli (ARG/Yamaha), 11h21min26s
2º. Sebastian Husseini (EAU/Honda), a 14min06s
3º. Rafael Sonik (POL/Yamaha), a 1h00min17s
4º. Ignacio Nicolás Casale (CHI/Yamaha), a 1h04min18s
5º. Lukasz Laskawiec (POL/Yamaha), a 1h17min45s

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade