Motor/Rally Dakar 2013 - ( - Atualizado )

Gordon vence, mas Peterhansel é quase campeão entre os carros

La Serena (Chile)

A 13ª e penúltima etapa do Rally Dakar 2013 foi disputada na noite desta sexta-feira, com 441 km de percurso cronometrado entre as cidades de Copiapó e La Serena, no Chile. E a disputa entre os carros não deve ter surpresas quanto ao campeão. Stéphane Peterhansel fechou a especial do dia somente na nona posição, mas o francês tem grande vantagem na liderança geral e não deve ter problemas para confirmar o título.

O grande vencedor desta sexta-feira foi o norte-americano Robby Gordon, que fechou o trecho com o tempo de 3h40min52s, somente 22s a menos do que o segundo colocado Guerlain Chicherit, da França. Em terceiro veio o argentino Orlando Terranova, com 4min41s de desvantagem para o ponteiro.

Fechando o grupo dos cinco primeiros, o sul-africano Giniel de Villiers e o russo Leonid Novitskiy chegaram em quarto e quinto, respectivamente, a 08min08s e 08min35s de Gordon.

Agora, na classificação geral, Peterhansel tem folgados 44min38s de sobra em relação a Villiers, vice-líder do Dakar entre os carros. Novitskiy ocupa a terceira posição, com 1h29min31s de desvantagem para o francês.

Caso confirme o título, Stéphane Peterhansel vão atingir um feito histórico no maior rali do planeta. Além de chegar à sua 11ª conquista, o francês vai atingir a marca de cinco canecos entre os carros, ultrapassando o feito de Ari Vatanen, dono de quatro títulos.

Disputa segue equilibrada entre os caminhões – Se entre os carros o título está praticamente decidido, na classe de caminhões vários concorrentes ainda sonham com o caneco. Na etapa desta sexta-feira, o russo Andrey Karginov foi o mais rápido, completando o trecho em 4h06min30s, mas a liderança segue com seu compatriota Eduard Nikolaev, que tem 36min24s de vantagem na classificação geral em relação ao vencedor da 13ª etapa.

Em terceiro entre os caminhões, mais um representante da Rússia. Ayrat Merdeev, sétimo colocado nesta sexta, está a 40min27s de Karginov.

Antes favorito ao título, o holandês Gérard de Rooy ficou em segundo no trecho entre Copiapó e La Serena, a 2min48s do ponteiro, mas tem grande desvantagem na classificação geral e aparece somente em quarto, a 45min08s do russo Andrey Karginov.

Neste sábado, o Rally Dakar se encerra com uma etapa curta de 128 km de trecho cronometrado, entre as cidades de La Serena e Santiago, no Chile. Serão também 502 km de deslocamento.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade