Motor/Rally Dakar 2013 - ( - Atualizado )

Nasser vence nos carros, mas Peterhansel ainda é primeiro no Dakar

Arequipa (Peru)

Se nas motos o mais rápido da quarta especial do Rally Dakar, disputada nesta terça-feira, foi um piloto francês, entre os carros a vitória não foi para um representante da França, mas por muito pouco. Guerlain Chicherit chegou a ficar na ponta em boa parte do percurso traiçoeiro de 288 km cronometrados entre as cidades de Nazca e Arequipa, no Peru, mas, já nos momentos finais da etapa, foi ultrapassado pelo catariano Nasser Al-Attiyah, um dos principais favoritos ao título, que completou o trecho em 3h28min46s.

Assim, Chicherit fechou em segundo, com 36s de desvantagem em relação ao líder. Na terceira colocação ficou o francês Stéphane Peterhansel, fechando a 1min17s de Al-Attiyah. Na quarta posição veio o sul-africano Giniel de Villiers (a 4min17s) e, na sequência, o espanhol Joan ‘Nani’ Roma completou o grupo dos cinco primeiros desta terça.

A dupla brasileira formada por Guilherme Spinelli e Youssef Haddad conquistou seu melhor resultado até agora no maior rali do planeta, fechando o percurso entre Nazca e Arequipa no 12º posto, com 31min17s a mais do que o ponteiro catariano. Marcos Baumgart e Kleber Cincea, também do Brasil, ficaram em 25º, a 1h40min26s.

Mas o dia não foi bom para todos os competidores. O norte-americano Robby Gordon, que tentava fazer uma prova de recuperação, começou acelerando forte nos primeiros momentos da especial, mas o piloto dos Estados Unidos acabou ‘subestimando’ as traiçoeiras dunas do deserto de Ica e viu seu Hummer capotar no km 29. Tanto ele quanto seu navegador, Kellon Walsh, não sofreram lesões.

Na classificação geral, Peterhansel segue na ponta, seguido por Al-Attiyah, que tem 5min16s de desvantagem. Em terceiro vem De Villiers, a 33min22s do francês. Vale lembrar que Stéphane Peterhansel é conhecido como ‘Mister Dakar’, já que é dono dez vitórias no rali mais desafiador do mundo. Os brasileiros Spinelli e Haddad se encontram no 13º posto e Baumgart e Cincea estão na 37ª colocação.

Entre os caminhões, houve mudança na liderança. O holandês Gerard de Rooy, então o ponteiro, não teve uma terça-feira boa e fechou em sétimo, caindo para segundo na classificação geral do Dakar. Assim, o novo líder é o tcheco Ales Loprais, que chegou na sexta posição e tem 56s de vantagem sobre o representante dos Países Baixos.

O grande vencedor da quarta etapa, entretanto, foi o russo Ayrat Mardeev, que fechou o percurso em 4h04min49s, com 3min33s de vantagem sobre o compatriota Andrey Karginov, segundo colocado. Na classificação geral dos caminhões, Mardeev está em quarto, a 18min do líder, e Karginov é o sétimo, com 1h22min21s.

Nesta quarta-feira será disputada a quinta etapa do Rally Dakar 2013, saindo de Arequipa, no Peru, e chegando à cidade de Arica, no Chile. O percurso de carros e caminhões terá um total de 509 quilômetros, com 337 km de deslocamentos e 172 km de trecho cronometrado. Já as motos e quadriciclos vão percorrer um total de 411 km, com 275 km de deslocamento e 136 km da especial.

AFP
Stéphane Peterhansel chegou em terceiro nesta terça-feira, mas segue líder entre os carros no Rally Dakar 2013
Confira a classificação geral do Rally Dakar 2013:

Carros:

1º. Stéphane Peterhansel (FRA)/Jean Paul Cottret (FRA) – X-Raid Mini, 9h04min29s
2º. Nasser Al-Attiyah (QAT)/Lucas Cruz (ESP) – Qatar Red Bull Buggy, a 5min16s
3º. Giniel de Villiers (AFS)/Dirk Von Zitzewitz (ALE) – Hilux Toyota, a 33min22s
4º. Lonid Novitskiy (RUS)/Konstantin Zhiltsov (RUS) – X-Raid Mini, a 33min48s
5º. Joan Roma (ESP)/Michel Périn (FRA) – X-Raid Mini, 39min06s
13º. Guilherme Spinelli (BRA)/Youssef Haddad (BRA) – Mitsubishi Petrobras, a 1h45min55s
37º. Marco Stroczynski (BRA)/Kleber Cincea (BRA) – Equipe Brasil Mitsubishi,a 5h06min54s
71º. Bruno Sperancini (BRA)/Thiago de Vargas (BRA) – Polaris, a 10h46min41s
74º. Reinaldo Varela (BRA) – Can-Am, a 12h52min13s

Caminhões:

1º. Ales Loprais (TCH)/Serge Bruynkens (BEL)/Radim Pustjovsky (TCH) – Tatra, 10h53min41s
2º. Gérard De Rooy (HOL)/Tom Colsoul (BEL)/Darek Rodewald (HOL) – Iveco, a 56s
3º. Eduard Nikolaev (RUS)/Sergey Savostin (RUS)/Vladimir Rybakov (RUS) – Kamaz – a 7min08s
4º. Ayrat Merdeev (RUS)/Aydar Belyaev (RUS)/Anton Mirniy (RUS) – Kamaz, 18min
5º. Martin Kolomy (TCH)/René Kilian (TCH)/David Kilian – Tatra, a 30min52s

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade