Motor/Rally Dakar 2013 - ( - Atualizado )

Roma vence 5ª etapa, mas Peterhansel segue na ponta; Spinelli é 8º

Arica (Chile)

Joan ‘Nani’ Roma foi o grande vencedor entre os carros da quinta etapa do Rally Dakar, disputada nesta quarta-feira, em percurso realizado entre as cidades de Arequipa, no Peru, e Arica, no Chile. O espanhol completou os 172 km de trecho cronometrado em 1h49min40s e encerrou como o mais rápido do dia. Destaque também para o brasileiro Guilherme Spinelli que, juntamente com seu companheiro Youssef Haddad, terminou em oitavo, 6min41s atrás de ‘Nani’, melhor desempenho dos representantes do Brasil no maior rali do planeta.

Logo depois de Roma veio o ‘Mister Dakar’, Stéphane Peterhansel, atual campeão e um dos favoritos a ganhar mais um título. O francês foi o segundo a completar o percurso, com 1min23s de desvantagem para o ponteiro. O norte-americano Robby Gordon, que no dia anterior havia capotado seu Hummer, teve um dia de recuperação e encerrou em terceiro, com 1min41s a mais do que Roma.

O quarto posicionado foi o sul-africano Giniel de Villiers (a 1min51s) e o espanhol Carlos Sainz fechou o grupo dos cinco primeiros, a 3min41s do líder. Vencedor das duas últimas etapas e atual vice-líder da classificação geral, o catariano Nasser Al-Attiyad, fechou somente com o sétimo posto nesta quarta, 6min01s atrás do espanhol.

O brasileiro Reinaldo Varela terminou na 79ª posição com seu UTV e está na 87ª colocação geral. Já Bruno Sperancini e Thiago Vargas tiveram problema no câmbio e não completaram a etapa no tempo máximo estipulado pela direção do Dakar (seis horas), mas os dois prometem retornar à disputa nesta quinta-feira.

Na classificação geral do Dakar 2013, Stéphane Peterhansel, dono de dez títulos da prova, lidera, com tempo total de 10h55min32s. Atrás dele vem Al-Attiyah, 9min54s atrás. O sul-africano De Villiers é o atual terceiro, com 33min50s de desvantagem. O russo Leonid Novistkiy é o quarto (a 37min35s) e Joan ‘Nani’ Roma ocupa o quinto posto (a 37min43s). Com o bom resultado desta quarta, Spinelli e Haddad subiram para a 12ª posição na geral, a 1h51min13s de Peterhansel.

Entre os caminhões, a vitória na quinta etapa novamente não foi para Gerard De Rooy, mas ficou com outro holandês. Hans Stacey foi o mais rápido desta quarta-feira e completou o percurso em 2h07min34s, 1min53s antes do russo Eduard Nokolaev, segundo, e com 2min32s de vantagem para De Rooy, que teve que se contentar com a terceira colocação.

Em quarto e quinto, mais dois representantes da Rússia: Ayrat Mardeev e Andrey Karginov, que ficaram a 2min34s e 3min05s de Stacey, respectivamente.

Ales Loprais, da República Tcheca, então líder entre os caminhões, teve problemas nesta quarta e não ficou nem entre os 30 primeiros da etapa e praticamente enterrou suas chances de título.

Na classificação geral dos caminhões Gerard de Rooy aparece no posto mais alto da tabela, com tempo total de 13h04min43s, com 5min33s de vantagem sobre Nikolaev e 17min06s de folga em relação a Mardeev, que completam o grupo dos três primeiros. Na sequência vêm o tcheco Martin Kolomy (a 31min18s) e Stacey (a 50min20s).

A sexta etapa do Rally Dakar será realizada nesta quinta-feira e será disputada entre as cidades de Arica e Calama, no Chile. Será um longo trecho, com 455 km cronometrados.

AFP
'Nani' Roma foi o mais rápido entre os carros, nesta quarta, mas a líderança segue com Peterhansel
Confira a classificação geral do Rally Dakar:

Carros

1º. Stéphane Peterhansel (FRA)/Jean Paul Cottret (FRA) – X-Raid Mini, em 10h55min32s
2º. Nasser Al-Attiyah (QAT)/Lucas Cruz (ESP) – Qatar Red Bull Buggy, a 09min54s
3º. Giniel de Villiers (AFS)/Dirk Von Zitzewitz (ALE) – Hilux Toyota, a 33min50s
4º. Lonid Novitskiy (RUS)/Konstantin Zhiltsov (RUS) – X-Raid Mini, a 37min35s
5º. Joan Roma (ESP)/Michel Périn (FRA) – X-Raid Mini, a 37min43s
12º. Guilherme Spinelli (BRA)/Youssef Haddad (BRA) – Mitsubishi Petrobras, a 1h51min13s

Caminhões

1º. Gérard de Rooy (HOL)/Tom Colsoul (BEL)/Darek Rodewald (HOL) – De Rooy Iveco, em 13h04min43s
2º. Eduard Nikolaev (RUS)/Sergey Savostin (RUS)/Vladimir Rybakov (RUS) – Kamaz Master, a 05min33s
3º. Ayrat Mardeev (RUS)/Aydar Belyaev (RUS)/Anton Mirniy (RUS) – Kamaz Master, a 17min06s
4º. Martin Kolomy (TCH)/René Kilián (TCH)/David Kilian (TCH) – Czech Team Tatra , a 31min18s
5º. Hans Stacey (HOL)/Ruf Detlef (ALE)/Bernard de Kinderen (HOL) – Iveco, a 50min20s

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade