Motor/Rally Dakar 2013 - ( - Atualizado )

Stéphane Peterhansel vence e amplia vantagem na liderança dos carros

Salta (Argentina)

Na sétima etapa do Rally Dakar, disputada nesta sexta-feira, a vitória voltou para as mãos de Stéphane Peterhansel. O atual líder do Rally Dakar foi o mais rápido no trecho de 220 km cronometrados e completou o percurso entre as cidades de Calama, no Chile, e Salta, na Argentina, em 1h47min27s, aumentando sua folga na classificação geral para 3min14s.

O segundo colocado nesta sexta-feira foi o francês Guerlain Chicherit, que ficou 39s atrás de seu compatriota e, fechando o grupo dos três primeiros, ficou o norte-americano Robby Gordon, que finalizou o trecho 1min08s depois do ponteiro.

O catariano Nasser Al-Attiyah, atual vice-líder entre os carros, ficou somente na sexta colocação, 1min56s atrás de Peterhansel, e viu sua desvantagem para o representante da França aumentar na classificação geral. O sul-africano Giniel de Villiers fechou a sétima etapa na quinta posição, completando o percurso com 1min32s de atraso em relação ao líder, e está em terceiro entre os carros, com mais de 44 minutos a mais do que Peterhansel no tempo total.

Os brasileiros Guilherme Spinelli e Youssef Haddad fecharam a sexta-feira com a 15ª colocação, a 11min10s, e ocupam agora a 13ª colocação na classificação geral, com 2h41min55s de desvantagem para Stéphane Peterhansel.

Vale destacar que o espanhol Carlos Sainz já não está mais competindo no Rally Dakar, depois de ter sido obrigado a abandonar o maior rali do planeta na última quinta-feira, após seu Buggy ter problemas no motor.

De Rooy vence mais uma nos caminhões – O holandês Gérard de Rooy vem caminhando a passos largos rumo a mais um título do Rally Dakar. Nesta sexta-feira, o piloto da Iveco conquistou a sua quinta vitória em sete etapas ao completar o percurso com tempo de 2h02min21s.

Logo depois do holandês veio o tcheco Ales Loprais, da Tatra, que finalizou a etapa 1min09s depois do líder, e em terceiro ficou o russo Andrey Karginov, que chegou com 1min38s de desvantagem em relação ao ponteiro.

Completando o grupo dos cinco primeiros vieram o holandês Peter Versluis, a 2min11s de seu compatriota Gérard de Rooy, e o italiano Miki Biasion, que completou o trecho 2min21s atrás do líder.

Com o resultado desta sétima etapa, Gérard de Rooy abre vantagem de 22min08s em relação o russo Eduard Nikolaev, vice-líder da geral, que fechou somente em sétimo nesta sexta-feira. O tcheco Martin Kolomy, que ocupa a terceira posição no geral, 41min25s atrás do líder, ficou em sexto na sétima especial, chegando 2min54s depois do holandês, e viu a disputa pelo título ficar mais complicada.

Neste sábado será realizada a oitava etapa do Rally Dakar 2013, entre as cidades de Salta e San Miguel de Tucumán, na Argentina, com trecho de 470 km cronometrados para os carros e 155 km para os caminhões.

Confira a classificação geral do Rally Dakar:

Carros

1º. Stéphane Peterhansel (FRA)/Jean Paul Cottret (FRA) – X-Raid Mini, em 16h23min43s
2º. Nasser Al-Attiyah (QAT)/Lucas Cruz (ESP) – Qatar Red Bull Buggy, a 03min14s
3º. Giniel de Villiers (AFS)/Dirk Von Zitzewitz (ALE) – Hilux Toyota, a 44min03s
4º. Leonid Novitskiy (RUS)/Konstantin Zhiltsov (RUS) – X-Raid Mini, a 48min54s
5º. Guerlain Chicherit (FRA)/Jean-Pierre Garcin (FRA) – Astana Buggy, a 1h17min05s
13º. Guilherme Spinelli (BRA)/Youssef Haddad (BRA) – Mitsubishi Petrobras, a 2h41min55s

Caminhões

1º. Gérard de Rooy (HOL)/Tom Colsoul (BEL)/Darek Rodewald (HOL) – De Rooy Iveco, em 19h26min06s
2º. Eduard Nikolaev (RUS)/Sergey Savostin (RUS)/Vladimir Rybakov (RUS) – Kamaz Master, a 22min08s
3º. Martin Kolomy (TCH)/René Kilián (TCH)/David Kilian (TCH) – Czech Team Tatra , a 41min25s
4º. Ayrat Mardeev (RUS)/Aydar Belyaev (RUS)/Anton Mirniy (RUS) – Kamaz Master, a 46min53s
5º. Andrey Karginov (RUS)/Igor Devyatkin (RUS)/Andrey Mokeev (RUS), a 1h24min10s

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade