Futebol/Campeonato Paulista - ( - Atualizado )

Palmeiras espera ter Tiago Real e Fernandinho à disposição até março

São Paulo (SP)

Gilson Kleina trabalhou só com 21 jogadores até agora na pré-temporada, e o número só deve aumentar se Valdivia cumprir sua promessa de aparecer nesta segunda-feira, reforços chegarem ou o clube for eliminado precocemente da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O departamento médico confirmou que o meia Tiago Real e o lateral esquerdo Fernandinho não estarão recuperados neste mês.

Tiago Real sofreu luxação no ombro direito no jogo em que Palmeiras foi rebaixado no Campeonato Brasileiro, em 18 de novembro, no empate com o Flamengo em Volta Redonda. O prazo de 90 dias de recuperação está mantido e o meia deve estar à disposição em fevereiro, quando a equipe já estará disputando o Campeonato Paulista e iniciará sua trajetória na Libertadores.

Fernandinho, por sua vez, rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo em treino realizado no dia 18 de agosto e passou por cirurgia. Na época, os médicos estimaram seu retorno de seis a oito meses, e a previsão mais pessimista ocorreu: o lateral esquerdo, que pertence ao Oeste de Itápolis e teve seu empréstimo prorrogado até 31 de julho, só deve jogar na segunda semana de março.

Fernando Dantas/Gazeta Press
Em recuperação de luxação no ombro direito, Tiago Real já corre no gramado e deve voltar a jogar em fevereiro
Tanto Tiago Real quanto Fernandinho, entretanto, já começaram a correr no gramado da Academia de Futebol. E o departamento médico, ao menos, pôde liberar jogadores que terminaram 2012 machucados, além de esperar para poder avaliar Valdivia, que disse à diretoria estar tratando no Chile da lesão no joelho esquerdo que o impede de atuar desde 6 de outubro.

Cinco atletas já podem trabalhar normalmente na pré-temporada: o zagueiro Henrique, que estava com trauma na região da costela, o meia Patrick Vieira, vindo de entorse no tornozelo esquerdo, o atacante Luan, que tinha entorse no joelho esquerdo, e os volantes João Denoni, com luxação no ombro direito, e Wesley, que reclamava de lesão muscular na coxa esquerda.

Como promoveu o zagueiro Marcos Vinícius do Palmeiras B, Kleina tem agora 21 jogadores à disposição para treinar: os goleiros Fernando Prass, Bruno, Raphael Alemão e Fabio, o lateral direito Ayrton, o lateral esquerdo Juninho, os zagueiros Henrique, Maurício Ramos e Marcos Vinícius, os volantes Wesley, João Denoni, Márcio Araújo, Wendel e Souza, o meia Patrick Vieira e os atacantes Barcos, Maikon Leite, Luan, Mazinho, Caio e Índio.

O gerente de futebol César Sampaio, que trabalha sem receber salário neste mês, espera trazer três reforços, priorizando zaga, até a estreia no Paulista, no dia 20, contra o Bragantino, no Pacaembu. Mas o dirigente esbarra no Conselho de Orientação e Fiscalização do clube, que ganhou poder para analisar e vetar contratações até as eleições presidenciais, no dia 21.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade