Futebol/Mercado - ( - Atualizado )

Cruzeiro confirma Ananias e libera meia Souza para a Portuguesa

Gabriel Carneiro, especial para a GE.Net São Paulo (SP)

No início da noite desta quinta-feira, a Portuguesa confirmou sua quarta contratação para o Campeonato Paulista da Série A2. Como compensação para a liberação do atacante Ananias, que também já pode ser considerado reforço do Cruzeiro em 2013, a diretoria da equipe paulistana acertou, por empréstimo de um ano, com o meio-campista Souza, de 33 anos.

Sem um armador de jogadas desde a saída de Marco Antônio, após o título da Série B do Brasileirão, em 2011, a Lusa improvisou o volante Moisés na função, mas nunca escondeu o desejo de contratar um jogador de ofício. Com data de apresentação ainda indefinida, Souza será o camisa 10 da Portuguesa na segunda divisão estadual e também no Campeonato Brasileiro, se juntando aos experientes Corrêa e Moisés Moura na tentativa de fazer a equipe voltar à elite estadual.

“O acordo está apalavrado. É claro que ainda falta assinar os papéis, mas estamos acertados com um jogador de grande experiência e que esperamos que seja uma referência para os garotos da base e os garotos que já estão aqui. O Souza chega por um ano”, confirmou Candinho, gerente de futebol da Portuguesa, à GazetaEsportiva.Net. O dirigente garante que ainda não encerrou o ciclo de contratações da Lusa, mas que novas contratações de impacto devem ocorrer apenas a partir de abril.

Washington Alves/Vipcomm/Divulgação
Aos 33 anos, Souza foi emprestado pelo Cruzeiro até o fim de 2013. Em São Paulo, o meia brilhou no Tricolor

Revelado nas categorias de base do CSA, equipe da cidade de Maceió-AL, onde nasceu, Willamis de Souza Silva defendeu equipes como Botafogo e Guarani até se destacar pela Portuguesa Santista, no Paulistão de 2003, e despertar interesse do São Paulo. Ora improvisado como lateral direito, ora na função de meio-campista, Souza foi campeão paulista, da Libertadores e do Mundial, em 2005, além do bi brasileiro nas duas temporadas seguintes.

Negociado em 2007, vestiu a camisa do Paris Saint Germain, da França, mas não conseguiu se firmar no futebol europeu e logo acertou o retorno ao Brasil para vestir a camisa de clubes como Grêmio, Fluminense e Cruzeiro. O clube mineiro, inclusive, ainda arcará com uma porcentagem do salário de Souza, jogador considerado dispensável pelo técnico Marcelo Oliveira.

Divulgação/Portuguesa
Em compensação, Ananias agora pertence ao Cruzeiro, que 'foi sensível' com a Lusa
Ananias é do Cruzeiro – Para acertar a contratação de Souza, a diretoria da Portuguesa abriu mão definitivamente do atacante Ananias, destaque do clube nas últimas temporadas. Com contrato registrado no BID até abril, o jogador retornou ao Bahia, clube que já havia negociado 50% de seus direitos econômicos com a Portuguesa, em 2012. Oficialmente, Ananias conseguiu cumprir seu objetivo e é o novo reforço do Cruzeiro.

“Se ninguém tivesse procurado a Portuguesa para negociar, o Ananias teria ficado até abril sem jogar. Tiveram que fazer o acerto, senão ia dar problema, porque nós pagamos R$ 600 mil por ele no ano passado. O Bahia estava do nosso lado e o Cruzeiro viu essa situação. Agora estamos acertados”, garantiu Candinho, que preferiu evitar críticas mais pesadas ao ex-atacante da Lusa.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade