Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Com soco no ar, Pelé ganhará estátua na reabertura do Maracanã

Rio de Janeiro (RJ)

Com a data de reinauguração marcada para o dia 28 de fevereiro de 2013, o estádio do Maracanã terá uma estátua do Rei Pelé em sua entrada. O Governo do Estado do Rio de Janeiro presta homenagem à comemoração do gol marcado contra a Tchecoslováquia, na estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970, com o imortal ‘soco no ar’.

“O Pelé teve uma participação fundamental em vários momentos da vida do Maracanã. A escultura será um monumento especial e incrível em um ano em que a gente está se preparando para a Copa das Confederações e que o Maracanã estará reabrindo com grandes novidades”, garantiu Marcia Lins, secretária de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro.

Divulgação
A estátua de Pelé recebe seus retoques finais do estúdio do cartunista Ique - o Maracanã reabre em 28/02
A estátua de bronze do Rei do Futebol foi idealizada pelo cartunista Ique, mede 1,84 m de altura e pesa aproximadamente 300 kg. O artista que assina a obra contratou até mesmo um engenheiro para ajudá-lo, pois a obra será instalada em um único ponto. Ique tem outras obras assinadas, como de Michael Jackson no Morro Santa Marta, João Saldanha, no próprio Maracanã, além de Renato Russo e Martinho da Vila. O cartunista levou em conta até mesmo os detalhes geométricos do cabelo de Pelé.

“É uma honra fazer um trabalho que ficará para a eternidade. Já tenho no Maracanã uma obra do João Saldanha e sempre fui um “peladeiro”. Lembro que tinha oito anos na Copa de 70. Ter visto o Pelé jogar é uma lembrança incrível da minha infância. Eu costumo dizer que uma estátua de bronze precisa conter a alma de quem está sendo representado. Acho que consegui colocar a explosão daquele instante do soco no ar”, garantiu Ique, satisfeito pelo trabalho realizado.

Palco das decisões da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014, o Maracanã deve ser reaberto para o futebol com as duas partidas válidas pela decisão do Campeonato Carioca. Já há, também, um amistoso marcado para o dia 2 de junho entre a Seleção Brasileira e a Inglaterra.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade