Tênis/Aberto da Austrália - ( - Atualizado )

Azarenka festeja o bi e vê polêmica da semifinal como “aprendizado”

Melbourne (Austrália)

Questionada sobre as diferenças entre seus dois títulos no Aberto da Austrália, a bielorrussa Victoria Azarenka classificou o segundo, conquistado na manhã deste sábado, como mais “emocional”. Um dos motivos foi a polêmica protagonizada por ela na semifinal diante da norte-americana Sloane Stephens.

A bielorrussa foi acusada de simular uma lesão para paralisar o jogo e esfriar o ímpeto da algoz de Serena Williams. Vista com reservas desde então por parte da torcida, ela disse levar o episódio como aprendizado depois de vencer a chinesa Na Li na decisão.

“O que aconteceu contra a Sloane não foi grande coisa dentro da quadra, mas acabou virando. Vou tomar isso com uma experiência de grande aprendizado. Quero viver o momento e levar as melhores coisas que aconteceram para seguir em frente”, declarou a campeã.

Questionada sobre o que aprendeu após o episódio diante da jovem Stephens, a bielorrussa bricou. “Bom, aprendi a falar na TV. Muito mais do em qualquer vitória que tive”, disse Azarenka, rindo. “Tive que fazer todos acreditarem em mim, porque ninguém acreditou no começo”, declarou.

Após a polêmica na semifinal, Azarenka revelou um certo receio quanto ao comportamento do público durante a decisão diante de Na Li. Alguns torcedores chegaram a vaiar a bielorrussa durante a disputa do título contra a adversária chinesa.

AFP
Bielorrussa Victoria Azarenka precisou fazer força para vencer a chinesa Na Li na final do Aberto da Austrália de 2013
“Honestamente, estava esperando que fosse muito pior. O que eu posso fazer? Você tem que sair e jogar tênis. É um jogo de tênis, uma batalha, a final do Aberto da Austrália. Quanto ao que aconteceu no passado, fiz o máximo que podia para explicar”, declarou a tenista.

Na Li torceu o tornozelo duas vezes durante a final e, na segunda ocasião, bateu a cabeça no chão. Victoria Azarenka lamentou os problemas encontrados pela chinesa, mas tratou de comemorar a conquista de seu segundo título consecutivo do Aberto da Austrália e a permanência como número 1 do mundo.

“Estou muito feliz agora. Foi uma partida longa e dura. A Na Li estava jogando um grande tênis. Infelizmente, ela teve alguns imprevistos, mas isso é esporte. Estou muito feliz por ter conseguido dar o meu melhor depois de tudo que passei”, comemorou a bielorrussa.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade