Futebol/Liga dos Campeões - ( - Atualizado )

Com Drogba e Sneijder, Galatasaray mede ambição europeia com Schalke

Istambul (Turquia)

Maior campeão turco ao lado do Fenerbahçe com 18 títulos, o Galatasaray quer se tornar também uma força europeia. O clube recebe o Schalke 04 na quarta-feira, às 16h45 (de Brasília), tentando chegar às quartas de final da Liga dos Campeões pela primeira vez desde a temporada 2000/01. Para isso, o time do leste europeu aposta em grandes nomes que tiveram destaque na principal competição europeia nos últimos anos.

Para isso, o Galatasaray focou nos times que superaram a principal força europeia dos últimos anos na Liga dos Campeões. A Inter de Milão, em 2009/10, e o Chelsea, em 2011/12, eliminaram nas semis o Barcelona, campeão em duas das últimas quatro edições do torneio, e derrotaram o Bayern de Munique na final para conquistar o maior título europeu. Dois dos principais destaques desses elencos foram contratados pelo clube turco: o meia holandês Wesley Sneijder, ex-Inter, e o atacante marfinense Didier Drogba, ex-Chelsea.

Enquanto Sneijder chegou por 7,5 milhões de euros (cerca de R$19,5 milhões) da própria Inter de Milão, Drogba rescindiu o contrato com o chinês Shanghai Shenhua antes de acertar com os turcos. O holandês estreou com vitória por 2 a 1 no clássico contra o Besiktas e já soma quatro partidas pelo novo clube, enquanto o atacante fez seu primeiro jogo na vitória por 2 a 1 sobre Akhisar Belediyespor, marcando seu primeiro gol com apenas cinco minutos em campo.

Os dois já mostraram entrosamento: o segundo gol contra o Akhisar veio após tabela entre os dois, com Burak Yilmaz marcando após rebote em chute de Drogba. O marfinense será titular pela primeira vez contra o Schalke, fazendo dupla de ataque com o próprio Yilmaz, que marcou seis dos sete gols da equipe na Liga dos Campeões, e contando com Sneijder na armação. O holandês reafirmou a ambição do clube. “A Liga dos Campeões é o maior torneio da Europa. Esperamos um jogo de alto nível, mas vamos pensar em executar o nosso jogo e vamos com tudo atrás da vitória em casa”, declarou.

Enquanto o Galatasaray lidera o Campeonato Turco com 43 pontos, seis a mais do que o vice-líder Fenerbahçe, o Schalke não faz boa temporada no Campeonato Alemão. A equipe aparece na nona posição com 30 pontos e não vence há quatro jogos, somando dois empates e duas derrotas, incluindo uma goleada por 4 a 0 para o Bayern de Munique.

AFP
Sneijder e Drogba são os maiores símbolos de uma nova fase do Galatasaray (Foto: Ozan Kose)
Apesar de não estar bem em seu campeonato nacional, o Schalke tem o desempenho na fase de grupos como uma estatística a seu favor. O time foi o primeiro colocado do Grupo B, que tinha também o Arsenal, somando 12 pontos e sem perder nenhum jogo. O time turco, por outro lado, ficou com 10 pontos na segunda posição do Grupo H, liderado pelo Manchester United.

Schalke e Galatasaray nunca se enfrentaram, mas o clube alemão tem histórica contra Sneijder. O time de Gelsenkirchen encarou a Inter de Milão nas quartas de final da Liga dos Campeões de 2010/11 com o meia em campo. O clube alemão não se importou com o status de atuais campeões dos italianos e eliminou o time milanês com o placar agregado de 7 a 3, com direito a uma virada espetacular para vencer por 5 a 2 em San Siro.

Para o jogo contra os turcos, o Schalke tem duas apostas no setor ofensivo. O brasileiro Michel Bastos marcou três gols em três partidas desde que chegou do francês Lyon na janela de transferências, com direito a dois gols no último jogo, o empate por 2 a 2 com o Mainz 05.

Além dele, o holandês Huntelaar, artilheiro da equipe dos últimos anos, se recuperou de um problema no olho esquerdo e está de disponível para a partida. “É um jogador importantíssimo para o Schalke. Além da presença de campo, ele também é um líder do elenco. Ele vem muito bem na Champions League”, comemorou o meio-campista Marco Hoeger.

Enquanto o Galatasaray, que deve contar com o volante brasileiro Felipe Melo como titular, tem as ausências do zagueiro tcheco Tomas Ujfalusi e do atacante sueco Johan Elmander, o Schalke 04 está mais desfalcado. O clube alemão não poderá contar com o jovem zagueiro grego Papadopoulos, o lateral direito Atsuto Uchida, o meia holandês Ibrahim Afellay e o atacante romeno Ciprian Marica. Além disso, o meia brasileiro Raffael fica de fora por já ter atuado pelo Dinamo de Kiev na Liga dos Campeões.

AFP
Michel Bastos é um dos destaques do Schalke - desde que chegou do Lyon, foram três gols em três jogos (Foto: Caroline Seidel)
FICHA TÉCNICA
GALATASARAY X SCHALKE 04

Local: Ali Sami Yen Sports Complex, em Istambul (Turquia)
Data: 20 de fevereiro de 2013, quarta-feira
Horário: 16h45 (de Brasília)
Árbitro: William Collum (Escócia)
Assistentes: Martin Cryans e William Conquer (ambos da Escócia)

GALATASARAY: Muslera; Eboue, Nounkeu, Semih e Riera; Felipe Melo, Selcuk, Hamit Altintop e Sneijder; Burak e Drogba
Técnico: Fatih Terim

SCHALKE 04: Hildebrand; Hoger, Howedes, Matip e Fuchs; Jones, Neustadter, Farfan, Draxler e Michel Bastos; Huntelaar
Técnico: Jens Keller

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade