Futebol/Campeonato Mineiro - ( )

Atlético e Cruzeiro iniciam luta estadual na reabertura do Mineirão

Do correspondente Wanderson Lima Belo Horizonte (MG)

O Campeonato Mineiro de 2013 promete ser um dos mais disputados dos últimos anos, com grandes jogadores espalhados pelos 12 times que vão participar da competição. No ano da reabertura do Mineirão, os destaques da competição, como sempre, ficam por conta de Atlético-MG e Cruzeiro, que já iniciam o Estadual como candidatos ao título, mas times como América-MG e Boa Esporte também buscaram reforços e prometem dar muito trabalho.

Em uma competição recheada por jogadores como Dagoberto e Diego Souza, pelo lado celeste, e Alecsandro e Gilberto Silva, no alvinegro, a grande atração é a reabertura dos portões do estádio Governador Magalhães Pinto. Fechado desde 2010, o local foi modernizado por meio de uma parceria de investimentos público e privado. Assim, a reforma foi concluída no fim do ano passado.

Para marcar a festa de reabertura da arena, que será utilizada na Copa do Mundo, o clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, que seria disputado apenas na terceira rodada, foi antecipado para este domingo, às 17 horas (de Brasília). Depois de controvérsia, houve o acordo pela divisão de ingressos entre torcidas dos dois clubes. Porém, a partir daí, apenas a Raposa assinou contrato com os administradores para utilizar o estádio, enquanto o Galo deve seguir no Independência até encerrar as negociações.

Arte GE.Net
Foto: Fifa/Divulgação
Para a competição com o novo estádio, a Federação Mineira de Futebol (FMF) decidiu apostar na mesma fórmula do ano passado, com um campeonato mais enxuto, dando um tempo maior para a pré-temporada dos clubes. Pelo regulamento, as 12 equipes vão se enfrentar em turno único, com as quatro mais bem colocadas garantidas nas semifinais da competição, e as duas últimas rebaixadas para o Módulo 2.

Os dois melhores da fase preliminar terão a vantagem de escolher a ordem das partidas da semifinal, que serão realizadas no sistema de mata-mata, em jogo de ida e volta para se conhecer os finalistas e saber quem vai levantar a taça. Atual campeão, o Atlético-MG vai tentar o bicampeonato e, se isso acontecer, o técnico Cuca somará a terceira conquista seguida, já que faturou o troféu com o Cruzeiro em 2011 e Galo em 2012.

A manutenção do regulamento e, principalmente, o investimento das equipes, colocam o Campeonato Mineiro como o Estadual de maior valorização do país. A constatação é de um estudo da Pluri Consultoria, que aponta crescimento de 18,7% em relação ao ano passado. A justificativa para o aumento significativo é a manutenção de atletas importantes como Bernard e Ronaldinho Gaúcho e a chegada de outros, como Diego Souza e Dagoberto.

A empresa de consultoria avaliou o Campeonato Mineiro em 168,5 milhões de euros, atrás apenas dos Campeonatos Paulista, Carioca e Gaúcho. O presidente da FMF, Paulo Schettino, espera uma competição de ótimo nível técnico, e destaca que o retorno do futebol ao Mineirão será mais um ganho para o Estadual. “Tem tudo para ser o melhor campeonato dos últimos anos. Abrir o campeonato com o clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, reinaugurando o Mineirão, já dá a dimensão do que será a competição”, declarou.

Arte GE.Net
Atlético-MG: Atual campeão, o Atlético-MG apostou na manutenção da base que terminou a temporada passada para tentar o bicampeonato. O craque Ronaldinho Gaúcho e o meia-atacante Bernard foram mantidos na equipe, assim como o técnico Cuca. O clube também buscou reforços, deixando o elenco ainda mais forte para a competição: chegaram os atacantes Alecsandro e Araújo, o meia Luan, o volante Rosinei e zagueiro Gilberto Silva.

Cruzeiro: A Raposa trará muitas novidades para edição 2013 do Mineiro. A diretoria celeste apostou na renovação do elenco, com jogadores experientes como o armador Diego Souza, o atacante Dagoberto, o volante Nilton e o zagueiro Bruno Rodrigo. Atletas jovens, como Lucca, Ananias, Ricardo Goulart, Everton Ribeiro, entre outros, também chegaram para reforçar a equipe. O técnico Marcelo Oliveira será novidade no comando do time e terá de acabar com a desconfiança da torcida.

América-MG: No Coelho, a diretoria decidiu apostar na mescla entre jovens promessas e alguns atletas experientes, como os atacantes Fábio Júnior e Felipe, e o goleiro Neneca. A cúpula alviverde contratou o técnico Vinícius Eutrópio, ainda na temporada passada, para reformular o clube, adequando o elenco à realidade financeira. O objetivo é superar a campanha de 2012, quando chegou ao vice-campeonato, e levantar a taça.

Interior: No interior, uma das equipes mais fortes é o Boa Esporte, campeão da Taça Minas Gerais, e que manteve a comissão técnica e o experiente Marcelinho Paraíba e o meia Radamés. O Nacional, de Nova Serrana, vai contar com o avante Vanderlei, ex- Atlético-MG, e o volante Mancuso como principais estrelas. O Guarani, de Divinópolis, conta com os atacantes Jajá, ex-Cruzeiro e Boa Esporte, e Chico Marcelo como atrações para o Mineiro.

No América-TO, o técnico Gilmar Estevam aposta no avante Almir, que estava no Vila Nova-GO. Na Caldense, o objetivo é melhorar a sétima colocação da temporada passada, mas o time chega sem nenhum nome de destaque para a competição. O Tupi, do técnico Felipe Surian, é um dos candidatos à vaga na semifinal do Mineiro, tendo os atacantes Ademilson e Allan como as referências do time de Juiz de Fora. Outra equipe que chega forte é o tradicional Villa Nova, que, além da história, foi buscar o armador Tchô, ex-Atlético-MG.

O Araxá, uma das equipes que subiram para a elite mineira, tem como atrações o técnico Ney da Matta e o atacante Fabrício Carvalho, com passagens por vários clubes do Brasil. Quem também aparece como novidade entre os grandes de Minas Gerais é a Tombense, vice-campeã do Módulo II e que contratou o experiente Adeílson, que estava no América-MG.

Confira os primeiros jogos do Campeonato Mineiro:

Sábado:
Boa Esporte x Nacional – 16h – Melão – em Varginha
Araxá x América – 17h – Uberabão – em Uberaba
Villa Nova x Tupi – 17h – Castor Cifuentes – em Nova Lima
Caldense x Guarani – 19h30 – Ronaldão – em Poços de Caldas

Domingo:
* Cruzeiro x Atlético – 17h – Mineirão – em Belo Horizonte
* O clássico entre os maiores rivais de Minas Gerais seria na 3º rodada, mas foi antecipado para reinaugurar o Mineirão. Com isso, América-TO e Tombense, que enfrentariam, respectivamente, Cruzeiro e Atlético-MG, só entram em campo no dia 6 de fevereiro, ante os times da capital.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade