Futebol/Sul-americano sub-20 - ( - Atualizado )

Colômbia derrota Paraguai e é tricampeã do Sul-americano sub-20

Mendonza (Argentina)

Desde 1983, a Colômbia foi a única a atrapalhar a supremacia de Brasil e Argentina no Sul-americano sub-20. E a equipe ratificou essa condição na edição deste ano. Com vitória por 2 a 1 sobre o Paraguai na rodada final da competição, os colombianos conquistaram o torneio pela terceira vez em sua história.

Neste domingo, na Argentina, o Paraguai jogava por um empate para ser campeão, e atuou pensando no regulamento, à espera de contra-ataques para definir o jogo. Mas os colombianos foram mais eficientes em sua estratégia de atacar.

Aos 24 minutos do primeiro tempo, o meio-campista Juan Fernando Quintero, um dos artilheiros da competição, arrematou de fora da área e balançou as redes. Aos nove da etapa final, o defensor Jherson Vergara Amu fez 2 a 0. O Paraguai ainda descontou aos 43, com Jorge Rojas, mas ficou com o vice.

A Colômbia já tinha sido campeã do Sul-americano sub-20 em 1987 e em 2005, e neste ano quebrou a sequência de conquistas do Brasil, vencedor das três últimas edições e campeão mundial da categoria em 2011. Os três títulos colombianos só são superados pelos 11 do Brasil, sete do Uruguai e quatro da Argentina.

O Sul-americano sub-20 de 2013, disputado na Argentina, termina em seu hexagonal decisivo com a Colômbia como líder, com 12 pontos, seguida por Paraguai e Uruguai, com nove, e o Chile, com sete, sendo os quatro classificados para a disputa do Mundial, entre 21 de junho e 13 de julho na Turquia. O Peru terminou o hexagonal com cinco pontos, e o Equador, com cinco derrotas em cinco partidas na fase. Brasil e Argentina foram eliminados ainda na primeira fase.

AFP
Colombianos jogarão Mundial na Turquia na condição de campeões sul-americanos

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade