Futebol/Campeonato Gaúcho - ( - Atualizado )

Luxa justifica reservas no Gre-Nal em nome do planejamento gremista

Do correspondente Vicente Fonseca Porto Alegre (RS)

A escolha pela colocação de um time reserva nas quartas de final da Taça Piratini foi feita pelo Grêmio no início do ano, quando o Tricolor planejou o calendário 2013 com Libertadores e Campeonato Gaúcho sendo disputados simultaneamente. A revelação foi feita pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, que descartou alterar o cronograma estabelecido pelo clube mesmo que a partida fosse contra o Internacional.

“Nós fizemos o planejamento lá atrás: primeiro, contra a LDU, depois, passando, precisaríamos contratar e dar sequência na pré-temporada. Agora, teremos uma semana livre, e o Campeonato Gaúcho ainda não terminou. Se você pegar a tabela, as fases decisivas do estadual coincidirão com as oitavas e quartas de final da Libertadores. É claro que o torcedor fica triste, mas precisamos nos preparar de forma adequada para encarar essa maratona mais adiante. Projetamos a tabela para termos equilíbrio nos jogos posteriores”, projetou Luxa.

O treinador gremista revelou também que, caso a equipe reserva eliminasse o Inter no Gre-Nal deste domingo, os titulares é que disputariam a semifinal da Taça Piratini, no fim de semana que vem: “se jogássemos com titulares de novo no Gre-Nal, perderíamos seis dias que nos dariam uma base muito boa par jogar contra o Caracas. Se ganhássemos hoje, iríamos jogar na semifinal com o time que ficou treinando em Porto Alegre, pois ele estaria há uma semana se preparando, prontinho para jogar”, completou.

O Grêmio agora terá nove dias para se preparar para o jogo contra o Caracas, dia 5, pela Libertadores. Após a vitória sobre o Fluminense, quarta passada, Luxemburgo explicou que pretende fazer uma espécie de inter-temporada nesta semana que antecede o duelo com os venezuelanos. O objetivo é condicionar melhor os jogadores que se integraram ao grupo e não fizeram pré-temporada, casos de André Santos e Eduardo Vargas.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade