Tênis/Copa Davis - ( - Atualizado )

Querrey vira sobre Alves e enterra sonho do Brasil na Copa Davis

Jacksonville (EUA)

O Brasil lutou, mas não resistiu à força dos Estados Unidos no Grupo Mundial da Copa Davis. Neste domingo, a equipe nacional viu seu sonho de avançar na competição ser enterrado por Sam Querrey, que venceu Thiago Alves de virada por 3 sets a 1, parciais de 4/6, 6/3, 6/4 e 7/6 (7-3), e definiu o confronto em Jacksonville em 3 a 2 a favor dos norte-americanos.

A classificação dos Estados Unidos às quartas de final da Davis foi definida apenas no quinto e último jogo no duelo, após os donos da casa abrirem vantagem muito confortável no primeiro dia de partidas. Vitória no jogo de duplas e no primeiro embate de simples do domingo, no entanto, mantiveram a esperança brasileira acesa até o último capítulo do confronto.

O duelo marcou o retorno do Brasil ao Grupo Mundial da Copa Davis após nove anos de ausência – a última participação havia sido em 2003, ainda com Gustavo Kuerten na equipe. Agora, o País joga sua permanência na elite do tênis nos playoffs contra uma das nações vencedoras dos zonais continentais. Já os norte-americanos enfrentam a Sérvia nas quartas de final.

AFP
Thiago Alves lutou, não conseguiu dar ao Brasil a vaga nas quartas de final do Grupo Mundial
O embate entre Brasil e Estados Unidos começou na sexta-feira, com os donos da casa abrindo 2 a 0, graças às vitórias de Querrey sobre Thomaz Bellucci e de John Isner sobre Alves. No sábado, os mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares mantiveram o sonho nacional vivo ao conquistarem uma vitória épica sobre os gêmeos Mike e Bob Bryan. Já neste domingo, Bellucci também se superou e bateu Isner em cinco sets, empatando o confronto.

A derrota de John Isner para Thomaz Bellucci na partida anterior do dia deixou Sam Querrey pressionado. E no primeiro set, o norte-americano lidou mal com o sentimento, cometendo muitos erros não forçados e atuando com pouca movimentação. Thiago Alves não hesitou e, com uma quebra de serviço de vantagem, venceu a parcial inicial.

Mas Querrey acordou a partir do segundo set e passou a jogar com mais segurança, sobretudo nos golpes de direita do fundo da quadra. Com uma quebra, ele venceu a parcial e deixou o jogo com Thiago Alves empatado.

Na terceira parcial, o norte-americano deu impressão de que seguiria dominando o duelo e abriu uma quebra de vantagem. Thiago Alves não desistiu, seguiu lutando e devolveu a quebra no oitavo game. Mas o bom momento do brasileiro durou pouco, ele perdeu seu serviço e logo na sequência confirmou o saque para abrir 2 a 1.

Querrey, 20º colocado do ranking mundial, continuou melhor do que o brasileiro, dono da 141ª posição, também no quarto set. Thiago Alves passou a sofrer com o cansaço e teve que ser atendido pelos médicos da delegação brasileira em quadra após perder seu saque no quinto game. O tenista paulista ainda tentou reagir, salvou um match point do norte-americano e devolveu a quebra. Mas no tie-break o potente saque de Querrey fez a diferença e ele selou a vaga dos Estados Unidos nas quartas de final do Grupo Mundial.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade