Futebol/Campeonato Carioca - ( - Atualizado )

Vasco vira sobre Duque, é líder e encara Fluminense nas semis

Rio de Janeiro (RJ)

O Vasco derrotou o Duque de Caxias, de virada, por 2 a 1, em partida disputada na tarde deste domingo, no Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé. O resultado fez o time de São Januário chegar aos 16 pontos e garantir a liderança do Grupo A, beneficiado pelo tropeço do Botafogo. Agora, o time de São Januário terá o Fluminense como adversário nas semifinais da Taça Guanabara. O Duque de Caxias ficou com a na lanterna do Grupo B, com apenas cinco pontos.

O resultado fez justiça ao empenho demonstrado pelo Vasco que não fez uma boa partida, mas lutou até o final para reverter um marcador que era desfavorável. Bernardo marcou os dois gols e foi o destaque do jogo. Charles Chad anotou para a equipe da Baixada Fluminense.

O duelo contra o Fluminense será realizado no sábado, no estádio do Engenhão, em horário ainda a ser definido. Por ter sido o primeiro colocado do grupo, o Vasco leva a vantagem do empate.

O jogo - O Vasco começou a partida no ataque e logo aos dois minutos, o time de São Januário criou a primeira situação de perigo. Bernardo cobrou falta do lado direito e Carlos Alberto desviou de cabeça, mas Fernando fez uma boa defesa. Para evitar o desgaste provocado pelo forte calor, os dois times trocavam passes com lentidão, mas o time dirigido por Gaúcho mostrava mais objetividade nas ações ofensivas.

Aos dez minutos, o time da Baixada Fluminense teve grande oportunidade para marcar. Charles Chad recebeu nas costas da zaga adversária, entrou na área e tentou colocar na saída do goleiro vascaíno, mas Alessandro fez ótima defesa. O susto não serviu para alertar a defesa do Vasco que continuava marcando mal e dando espaços aos atacantes do Duque de Caxias.

Marcelo Sadio/Vasco
Bernardo comandou a virada vascaína sobre o Duque, que deu a liderança do Grupo A à equipe
Aos 18 minutos, o Duque de Caxias abriu o placar. Charles Chad aproveitou cruzamento e a desatenção da zaga, para encobrir o goleiro Alessandro.

Mesmo sem jogar bem, o Vasco buscou a reação. Aos 26 minutos, Éder Luis fez bom passe para Bernardo que, da entrada da área, mandou a bomba, mas a bola explodiu na zaga e saiu para escanteio.

O time dirigido por Gaúcho seguia pressionando, mas mostrava muito nervosismo, errando muitos passes para irritação da sua torcida. Aos 36 minutos, o árbitro marcou falta na intermediária do Duque de Caxias, mas Bernardo, na cobrança, mandou a bola por cima do travessão.

Os dois times voltaram sem mudanças para o segundo tempo e o Vasco continuava com as mesmas dificuldades da etapa inicial para chegar ao gol. Aos cinco minutos, Bernardo combinou com Éder Luis e cruzou, mas Paulão, em lance acrobático, evitou que a bola chegasse aos pés de Carlos Alberto, sozinho na pequena área.

Aos dez minutos, Pedro Ken lançou Éder Luis pela direita. O atacante avançou e, mesmo sem ângulo, chutou direto e a bola bateu na rede pelo lado de fora, irritando os atacantes que esperavam o cruzamento. O técnico Gaúcho decidiu mudar o time e colocou o meia Dakson no lugar do lateral Dieyson. A mudança fez Wendel ser deslocado para a lateral esquerda.

A pressão cruz-maltina aumentou, mas o Duque de Caxias se defendia com muita competência. Aos 28, porém, Bernardo capitalizou a superioridade em gol. Depois de boa jogada de Carlos Alberto, que invadiu a área e chutou para defesa parcial de Fernando, a zaga afastou mal e a bola sobrou para Dakson na entrada da área. Bernardo, livre, desviou o chute do meia de cabeça e empatou a partida.

Animado com o a igualdade, o Vasco partiu para cima do Duque de Caxias que apenas se defendia, mantendo apenas Charles Chad adiantado.

E o Vasco chegou ao segundo gol aos 34 minutos. Após cruzamento de Wendel, Carlos Alberto cabeceou, o goleiro Fernando desviou, a bola bateu no travessão e caiu nos pés de Bernardo que mandou uma bomba para desempatar. Após a virada, a equipe recuou para garantir a vitória.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade