Atletismo/Campeonato FPA Adulto - ( - Atualizado )

Marilson dos Santos vence com tranquilidade os cinco mil metros

São Paulo (SP)

O maratonista Marilson Gomes do Santos venceu a disputa dos 5 mil metros do Campeonato FPA Adulto, neste sábado, no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera. Marilson, que participou das duas últimas Olimpíadas (Pequim, em 2008, e Londres, em 2012), fez o tempo de 13min47s22, confirmando seu favoritismo.

“Foi difícil voltar a correr uma prova mais curta, mas gostei do resultado. Desde 2011 não corria oficialmente os 5 mil (metros). Estava sentindo falta de uma distância mais rápida. Ajuda muito na maratona", disse Marílson Gomes dos Santos.

Bicampeão da tradicional Maratona de Nova York (Marilson venceu a prova em 2006 e 2008), o maratonista acredita que o Brasil está revelando bons atletas para os Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro.

"Para 2016 estão surgindo bons nomes. Eles já estão mostrando talento. A receita para representar o Brasil na Olimpíada é contar sempre com a sorte, não se machucar e manter ritmo e consistência", declarou o atleta da equipe BM&F Bovespa.

Divulgação
Marilson dos Santos começa ano com provas curtas. Maratonista tentará no Rio, em 2016, sua primeira medalha olímpica
Índice para o Pan-americano Juvenil

No salto triplo, o destaque foi Claudine Paola, que ficou com a prata no salto triplo (marca de 12,84 metros) e confirmou o índice para o Pan-americano Juvenil da modalidade, que será disputado na capital do Peru, Lima, em agosto.

"Espero melhorar ainda mais a minha marca. O objetivo até o final do ano é chegar nos 13,20 m. Vim para São Paulo por causa da estrutura e campeonatos de alto nível. Por aqui posso ter resultados mais expressivos, pois estou sempre competindo com os melhores do País", falou Claudine, que divide os treinos com a faculdade de Educação Física.

Com a marca de 12,90 metros, Flávia Angélica da Silva foi a vencedora da prova. O terceiro lugar ficou com Laurice Cristina Felix, que alcançou 12,79 metros.

Circuito de salto com vara

Nas provas de salto com vara, os campeões foram Bruno Spinelli e Juliana de Menis (categoria Menor), Lucca Torres (categoria Mirim) e Roberta de Souza (categoria Juvenil). Elcio Miranda, treinador de Fabiana Murer, esteve no Ibirapuera acompanhando o desempenho dos novos atletas.

"É muito importante esse torneio, pois o salto com vara está crescendo no País. Temos que ter mais gente competindo para continuar evoluindo. Além disso, a divisão de categorias ajuda a motivar. Quando eles entram direto em uma competição adulta, com atletas de elite, podem se sentir um pouco intimidados, e aqui eles encontram pessoas da mesma idade e nível, o que acaba inspirando", disse Miranda.

O Campeonato FPA Adulto de atletismo continua neste domingo (17), a partir das 9 horas (de Brasília).

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade