Futebol/Bastidores - ( )

Ainda sem ser informada sobre fim do Palmeiras B, FPF já prevê multa

Luiz Ricardo Fini e William Correia São Paulo (SP)

O Palmeiras ainda não informou oficialmente à Federação Paulista de Futebol (FPF) que vai extinguir seu time B, mas a entidade estadual já planeja uma punição pela retirada da equipe. O clube será multado por sua decisão de encerrar um projeto que gerava custos e era mal utilizado na visão da recém-empossada diretoria.

Questionada pela Gazeta Esportiva.net, a FPF disse que “existe multa para um clube que retira uma equipe do campeonato”, sem revelar o valor que será cobrado. A entidade reitera que seu departamento de filiação ainda não recebeu “nada oficial” da diretoria do clube deste desligamento ao término da Série A3 do Campeonato Paulista.

O diretor executivo José Carlos Brunoro anunciou o encerramento da equipe alternativa em entrevista coletiva nessa terça-feira, quando apresentou o novo coordenador de categorias de base, Erasmo Damiani. Mas, embora a definição seja antiga, nenhum documento foi enviado à FPF.

Fernando Dantas/Gazeta Press
O presidente Paulo Nobre decidiu acabar com o time alternativo ao final da Série A3, mas terá que pagar por isso
O Palmeiras B acabará somente ao final de sua participação na Série A3 do Paulista deste ano, mas certamente interferirá na disputa da edição de 2014 da segunda, terceira ou quarta divisão estadual. Se for rebaixado, não atuará na quarta divisão, deixando um posto aberto. Caso permaneça na A3, o clube que estabelecer a quinta melhor campanha da quarta divisão terá que ocupar a vaga sem dono. Em caso de acesso para a A2, a equipe que ficar em quinto na A3 deste ano subirá.

Todas essas consequências estão estabelecidas nos regulamentos da Federação Paulista de Futebol. A abertura forçada de vagas não previstas é uma alteração passível de punição, que será aplicada pela entidade.

Atualmente, a hipótese mais provável é que a quarta divisão fique com um lugar vago. Após dez partidas na A3, o Palmeiras B só somou dez pontos e está na zona de rebaixamento, faltando nove rodadas para o fim da primeira fase. Apesar da má campanha, o time ainda tem chance de avançar, já que está a cinco pontos da faixa da tabela que dá vaga nas próximas etapas do torneio.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade