Futebol/Eliminatórias 2014 - ( - Atualizado )

Gana tenta reabilitação diante do Sudão nas Eliminatórias Africanas

Kumasi (Gana)

Derrotado por Zâmbia em sua última partida pelas Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2014, Gana tenta iniciar recuperação diante do Sudão, neste domingo, às 13 horas (de Brasília), no Baba Yara Stadium, em partida válida pela terceira rodada do Grupo D. O time visitante, por sua vez, chega ao embate em Kumasi após empatar por 0 a 0 com Lesoto.

Melhor representante do continente africano nas últimas duas edições da Copa do Mundo, sucumbindo nas oitavas de final em 2006 e nas quartas de final em 2010, Gana começou a disputa por uma vaga no Mundial de 2014 goleando Lesoto por 7 a 0. Entretanto, o embalo não foi mantido e o time comandado por James Kwasi Appiah foi perdeu por 1 a 0 para Zâmbia, em junho do último ano.

O resultado colocou as Estrelas Negras na segunda posição do Grupo D, com três pontos, atrás dos zâmbios, que têm 100% de aproveitamento (duas vitórias). Já o Sudão, sem vencer no torneio, é o terceiro colocado, com um ponto, levando vantagem nos critérios de desempate em relação aos lesotianos.

Em busca da recuperação na competição, os dirigentes ganeses esperam que quase 40 mil torcedores compareçam no Baba Yara Stadium no próximo domingo. Um dos principais atletas da história do futebol local, o volante Sulley Muntari (Milan) está confirmado para o duelo. Já o atacante Asamoah Gyan (Al Ain), com dores musculares, é dúvida para o embate.

O meio-campista Christian Atsu, por sua vez, não poderá participar do confronto. O atleta sofreu uma lesão no tornozelo aos dez minutos do duelo entre sua equipe e o Marítimo, no último domingo, e não terá condições físicas para entrar em campo. A ausência foi confirmada por Appiah.

“Temos conversado com os médicos do Porto e é impossível Atsu se recuperar a tempo para o jogo contra o Sudão. Então, oficialmente, este atleta está fora da partida. Desejamos uma rápida recuperação e continuaremos acompanhando seu progresso”, explicou o treinador ganês.

Já o Sudão, que nunca disputou uma edição da Copa do Mundo e tem como principal resultado o título continental de 1970, tenta balançar as redes pela primeira vez nesta edição das Eliminatórias Africanas. Na primeira rodada, a seleção comandada por Mohamed Abdallah foi derrotada por 3 a 0 pela Namíbia, mesmo atuando em casa. Na sequência, empatou por 0 a 0 com Lesoto.

A arbitragem do confronto ficará por conta do malauiano Anthony Raphael, auxiliado por seus compatriotas Jones Chimeza e Clemence Kanduku. O último jogo que Raphael comandou na competição continental foi entre Etiópia e República Centro Africana, em 10 de junho de 2012.

As Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2014 contam com a participação de 52 países, sendo que 40 disputam a fase de grupos. Os líderes de cada chave garantem vaga na terceira fase, onde são divididos em dois grupos, no sistema eliminatório de duelos de ida e volta. Os cinco melhores colocados asseguram um lugar no torneio disputado em território brasileiro no próximo ano.

Confira todos os jogos deste domingo das Eliminatórias Africanas (horário de Brasília):

09 horas - Tanzânia x Marrocos
10 horas - Etiópia x Botsuana
10 horas - Lesoto x Zâmbia
10 horas - Moçambique x Guiné
10h30 - Ruanda x Mali
11h30 - Congo RD x Líbia
13 horas - Guiné Equatorial x Cabo Verde
13 horas - Gana x Sudão
13 horas - Libéria x Uganda

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade