Futebol/Copa Libertadores - ( )

Grêmio apresenta bom retrospecto contra equipes venezuelanas

Do correspondente Vicente Fonseca Porto Alegre (RS)

O jogo contra o Caracas, nesta terça-feira, será o quinto do Grêmio contra times venezuelanos em competições internacionais. O retrospecto tricolor é positivo: nas quatro partidas disputadas até agora, a equipe nunca perdeu. Foram duas vitórias e dois empates, sempre em partidas da Copa Libertadores da América.

Em 1984, o Grêmio disputou dois jogos contra o Los Andes no triangular semifinal da Libertadores, que ainda tinha o Flamengo. Em Mérida, o Tricolor fez 2 a 0. No Olímpico, goleada de 6 a 1. A equipe gaúcha terminou o triangular na liderança, garantindo vaga para a final da competição – o time seria derrotado pelo Independiente, ficando com o vice-campeonato.

O outro confronto é bem mais recente, e ocorreu justamente contra o Caracas, pelas quartas de final da edição de 2009. Na capital venezuelana, o Tricolor saiu perdendo logo a 1 minuto de jogo, mas Fábio Santos fez de cabeça o gol de empate, aos 29 do segundo tempo. O 1 a 1, seguido de um empate sem gols na volta, no Olímpico, garantiu a equipe gaúcha na semifinal da Libertadores.

A partida desta terça ocorrerá na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O Tricolor e o Caracas estão empatados com 3 pontos no Grupo 8, ao lado do Huachipato. O Fluminense lidera a chave, com 6 pontos.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade