Futebol/Campeonato Paulista - ( )

Muricy critica fórmula do Paulista: “Se não está boa, tem que mudar"

Do correspondente Rodrigo Martins Santos (SP)

Disputado de janeiro a maio, o Campeonato Paulista tem sido questionado por jogadores e técnicos. A fórmula de disputa da competição, que inclui 19 rodadas na primeira fase e mais quatro jogos na etapa decisiva, onde acontecem os jogos de mata-mata, desagrada o treinador do Santos, Muricy Ramalho.

Segundo o comandante do Peixe, com tantas partidas para que os times grandes estejam entre os oito classificados para a etapa decisiva, é natural que alguns confrontos não atinjam o nível esperado pelos torcedores.

Muricy acredita que o formado do Paulistão deveria ser repensado. “Com certeza isso contribui (para jogos de menor qualidade). É diferente do Brasileirão, em que o clássico vale demais, é decisivo, ou de um torneio de mata-mata, que o nível precisar ser muito alto. Você sabe que pode recuperar os pontos lá na frente e que vai classificar mesmo. Por isso, cai um pouco o nível da competição. Se a fórmula não está boa, tem que mudar isso”, analisou.

O técnico santista lembrou ainda que o fato de os campeonatos no país não serem interrompidos enquanto a Seleção Brasileira atua, nas datas Fifa, é outro ponto que diminui o interesse pelos Estaduais.

“Quem decide lá em cima precisa rever isso. É ruim para o futebol brasileiro, pois a gente nem sempre pode contar com os melhores. Essa é uma desvantagem que temos perante a times de outros países. Lá, eles param os campeonatos. É preciso analisar isso com carinho e, além disso, facilitar para os torcedores, dar mais segurança no estádios, dentre outras coisas”, concluiu Muricy Ramalho.

O treinador não pôde contar com o meia Montillo e o atacante Neymar, em virtude dos compromissos dos dois com as suas respectivas Seleções – Argentina e Brasileira –, na vitória sobre o Mirassol e no empate com o Palmeiras. No entanto, a dupla deverá voltar ao Peixe contra o Mogi Mirim, na próxima quinta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade