Futebol/Liga Europa - ( - Atualizado )

Pela honra, Chelsea visita Bucareste para tentar salvar a temporada

Bucareste (Romênia)

Depois de eliminar no sufoco o Sparta Praga, vencendo por 1 a 0 fora de casa e conquistando um empate no último minuto em pleno Stamford Bridge, o Chelsea inicia a disputa das oitavas de final da Liga Europa nesta quinta-feira, às 15 horas (de Brasília), disposto a buscar o secundário título continental e salvar a temporada 2012/2013, marcada por muitos fracassos e poucos êxitos. O desafiante dos ingleses será o Steaua Bucareste, que eliminou o poderoso Ajax na fase anterior.

Na Arena Nacional de Bucareste, o técnico Rafael Benítez, que até já anunciou sua saída dos Blues em função do mau desempenho na temporada, tenta corrigir os problemas que fizeram a equipe ser vice-campeã do Mundial de Clubes, ser eliminada na primeira fase da Liga dos Campeões da Europa, estar 19 pontos atrás do líder do Campeonato Inglês e ter caído inclusive na Copa da Liga Inglesa, competição sem o nível de concorrência das anteriores.

Nas últimas rodadas da Premier League, o Chelsea amargou uma derrota para o Manchester City e uma vitória sem tanta euforia diante do modesto West Bromwich, no último sábado. Já o Steaua, motivado por ter sido o líder do grupo que contava com Stuttgart, Copenhage e Molde, eliminou o Ajax nos pênaltis e chega às oitavas de final da Liga Europa motivado pela ponta disparada do Campeonato Romeno, com 18 pontos a mais que o Astra, segundo colocado.

Mesmo com a pretensão de conquistar a Liga Europa, o Chelsea terá o volante brasileiro Ramires poupado, assim como Moses, que também não viajou à Romênia. Com Terry fora de sua melhor forma física e também preservado, Rafa Benítez acumula os desfalques de Benayoun e Oriol Romeu. O principal desfalque, no entanto, é Demba Ba, que já atuou pelo Newcastle na competição e está impedido de defender o Chelsea. Assim, Fernando Torres ganha nova chance entre os titulares.

AFP
Na ausência de Demba Ba, Fernando Torres voltará a ganhar oportunidades como titular do Chelsea na Romênia
“No Campeonato Inglês ganhamos mais três pontos no sábado e estamos em uma posição confortável na tabela. Ainda temos dez partidas, uma longa jornada, e estamos em uma boa posição, não há o que reclamar”, justificou Rafa Benítez após a vitória sobre o West Bromwich, e antes de confirmar sua decisão de deixar Stanford Bridge em breve: “A situação é a mesma, tenho contrato até o fim da temporada e é isso. Vou continuar trabalhando muito pelo Chelsea. É o jeito”.

Pelo lado do Steaua, o técnico Lawrence Reghecampf, ex-zagueiro de apenas 37 anos, não conta apenas com Georgievski, com lesão na fíbula. Cristian Tanase, que foi desfalque no Campeonato Romeno por suspensão, retorna ao time para atuar ao lado do brasileiro Adi Rocha, natural da cidade de Riachão-MA e jogador do clube desde a temporada 2007.

Brasileiros em ação na Rússia – Além de Oscar e David Luiz, que entram em campo pelo Chelsea, mais brasileiros buscam abrir vantagem nas oitavas de final da Liga Europa. Mais cedo, às 14 horas, o Anzhi, de João Carlos, Ewerton, Jucilei e Willian recebe o Newcastle, que eliminou o Metalist, outra colônia de brasileiros do futebol mundial, na fase anterior. O grande nome dos russos, no entanto, é o camaronês Samuel Eto’o, que não traz boas recordações dos ingleses: em 2004, pelo Mallorca, ele foi goleado por 7 a 1 (no placar agregado) pelo atual time de Papiss Cisse.

Confira os confrontos das oitavas de final da Liga Europa:

14h00 - Anzhi Makhachkala x Newcastle United
15h00 - Stuttgart x Lazio
15h00 - Viktoria Plzen x Fenerbahce
15h00 - Steaua Bucareste x Chelsea
17h05 - Benfica x Bordeaux
17h05 - Tottenham x Internazionale
17h05 - Levante x Rubin Kazan
17h05 - Basel x Zenit

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade