Atletismo/Maratona de Pádova - ( - Atualizado )

Classificado para Moscou, Solonei busca recorde pessoal na Itália

Pádova (Itália)

O corredor Solonei Rocha da Silva já garantiu seu índice para o Mundial de Moscou ao completar a Maratona de Seul com o tempo de 2h12min47s, na última quarta-feira, mas continua em busca de novas metas. Agora, o objetivo é um recorde pessoal na Maratona de Pádova, na Itália, marcada para o próximo domingo.

Com isso, Solonei pretende ratificar a vaga na Seleção Brasileira que participará do Campeonato Mundial na Rússia, em agosto, com um recorde pessoal. Para isso, ele tenta baixar a marca de 2h11min32s, seu melhor tempo anotado em 2011.

"Estou bem. O clima aqui está agradável e espero fazer uma boa prova e voltar ao Brasil com um bom tempo", declarou Solonei. "Em Seul, tive muitas dificuldades com o frio e mesmo assim fui bem", acrescentou o campeão da maratona do Pan-americano de Guadalajara, no México.

Wagner Carmo/CBAt
Solonei terá mais uma chance de confirmar o índice para o Mundial e evitar perder a vaga

Segundo o técnico Clodoaldo Lopes do Carmo, a perseguição por uma marca melhor visa evitar que o tempo seja superado por outros atletas brasileiros, que ainda podem conquistar a vaga.

“Não queríamos correr o risco do ano passado quando o Solonei conseguiu a qualificação para a Olimpíada de Londres, mas acabou fora da equipe por ter sido superado por outros três atletas no Ranking Brasileiro", explicou Clodoaldo. "A expectativa é boa porque Pádova tem uma maratona rápida", completou.

Outro brasileiro na prova masculina será Paulo Roberto de Almeida Paula, oitavo colocado na maratona da Olimpíada de Londres, que ainda busca o índice de 2h13min44s, para se classificar para Moscou. O corredor paulista já tentou a marca exigida na Maratona de Lake Biwa, no dia 3 de março, no Japão, mas não completou o percurso por causa do frio.

Paulo Roberto tem boas expectativas, pois foi justamente em Pádova que alcançou o índice olímpico ao marcar de 2h10min23, no ano passado. No feminino, Sueli Pereira Silva, terceira colocada e a brasileira mais bem colocada na Meia Maratona de São Paulo, em março, está inscrita. O índice é de 2h28min50s.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade