Futebol/Campeonato Paulista - ( )

FPF planeja eliminar quartas de final do Campeonato Paulista de 2014

Helder Júnior São Paulo (SP)

Para alívio dos técnicos dos quatro grandes clubes de São Paulo, o Campeonato Paulista de 2014 deverá ter duas rodadas a menos em relação a 2013. Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), decidiu eliminar a fase de quartas de final do torneio, muito criticado por sua longa extensão.

“Ainda vamos discutir como será em outros anos, mas a fórmula mudará em 2014. O que provavelmente acontecerá – ainda não é certo, pois isso ainda não foi aprovado pelos clubes nem pela minha diretoria – é a existência de 19 rodadas, com só quatro classificados para as fases semifinal e final. É um caminho que encontramos para diminuir um pouquinho o calendário”, indicou Del Nero.

O que não está nos planos da FPF é a redução do número de participantes do Campeonato Paulista. Com 20 clubes na elite estadual, são necessárias 19 exaustivas rodadas para a definição dos classificados (oito clubes neste ano, porém quatro no seguinte) para a fase de mata-mata.

“Devemos perceber que São Paulo é pujante. Temos 130 equipes de futebol profissional. Como fazer? Não podemos eliminar times da nossa principal divisão, como fazem outras federações. É preciso manter 20 clubes. Não podemos acabar com o sonho de alguns de avançar à Série A1”, discursou Del Nero.

Djalma Vassão/Gazeta Press
Del Nero quer encontrar um caminho para atenuar o calendário sem reduzir quantidade de times do Paulistão
O presidente da FPF também não pretende seguir o exemplo das federações que adotam fórmulas de disputa com chaves, além de títulos de turno e returno. “Você perde muito no quesito de pontuação quando faz isso. Digamos que o classificado de um grupo tenha 20 pontos e o segundo colocado do outro, 23. Ao meu ver, isso não é muito correto para definir as vagas na fase seguinte, assim como para apontar os rebaixados”, comentou.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade