Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Abidal revela sofrimento em recuperação: “Pedi para entrar em coma”

Barcelona (Espanha)

Afastado de jogos oficiais entre fevereiro de 2012 e março de 2013 por causa de transplante de fígado para tratamento de um câncer, o lateral esquerdo Eric Abidal já retomou sua rotina de trabalhos no Barcelona. No entanto, em entrevista ao canal TF1, o atleta francês mostrou que o processo de recuperação da doença não foi fácil e que pensou em tomar decisões mais drásticas.

“Sofri muito”, disse o jogador. “Falamos apenas do transplante (feito em abril de 2012), mas passei por quatro ou cinco cirurgias em um período muito curto. Nunca pensei na morte, porque Deus é quem decide. Lembro que não podia aguentar a dor durante um domingo. Perguntei aos médicos se poderiam me deixar em coma induzido”, completou.

Contratado pelo Barcelona em 2007 junto ao Lyon, Abidal se firmou como titular durante a passagem do treinador Josep Guardiola pelo clube. Contudo, o atleta francês enfrentou graves problemas de saúde e ficou afastado do futebol em duas oportunidades, gerando dúvidas sobre sua sequência no esporte de alto nível.

Em março de 2011, o atleta francês passou por cirurgia para retirada de um tumor no fígado e ficou ausente de jogos oficiais até o fim daquele ano, quando apresentou recuperação surpreendente e voltou a entrar em campo. No entanto, em fevereiro de 2012, soube que precisaria passar por um transplante e se afastou de sua rotina.

“Depois da quarta operação, os mesmos médicos disseram que havia uma grande quantidade de líquido em meu ventre e perguntaram como eu podia aguentar aquela dor”, encerrou o lateral esquerdo.

Abidal retornou aos gramados em 6 de abril deste ano, quando entrou na vaga do zagueiro Piqué aos 25 minutos do segundo tempo na goleada por 5 a 0 diante do Mallorca. O atleta francês também participou da vitória por 3 a 0 contra o Real Zaragoza, neste domingo, em jogo válido pelo Campeonato Espanhol.

AFP
Recuperado de transplante de fígado, Abidal voltou a figurar entre opções do Barcelona

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade