Futebol/Campeonato Carioca - ( - Atualizado )

Vasco vence pelo placar de 3 a 1 e rebaixa o Quissamã

Rio de Janeiro (RJ)

O Vasco aos poucos vem reagindo sob o comando do técnico Paulo Autuori. Mesmo eliminado da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, o Cruz-Maltino derrotou o Quissamã por 3 a 1 na tarde deste sábado, em São Januário, no Rio de Janeiro, pela penúltima rodada da competição. Dedé, Tenório e Thiaguinho marcaram os gols dos vencedores, que chegaram aos sete pontos no Grupo A.

Pior para o representante do norte fluminense, que tem dois pontos na chave e apenas oito na classificação geral, que considera o somatório dos dois turnos e vale para efeito de rebaixamento. Com isso, o Quissamã acabou sendo matematicamente rebaixado para a Segunda Divisão com uma rodada de antecipação. Gustavo fez o gol dos perdedores.

O jogo - A partida começou em ritmo de treino. O Vasco, melhor postado em campo, tinha mais iniciativa, enquanto o Quissamã se limitava a se defender, tentando impedir a abertura do placar. Logo aos seis minutos, Dakson dominou na área, chutou cruzado e o goleiro Ricardo fez grande defesa com os pés. Dez minutos depois, o arqueiro visitante voltaria a salvar a sua equipe em lance ainda mais complicado. Thiaguinho foi lançado entre os zagueiros, entrou na área após ganhar na corrida e chutou para a defesa de Ricardo.

Divulgação/Vasco da Gama
Dedé, que tem sua transferência dada como certa em São Januário, comemora seu gol com Paulo Autuori (foto: Bia Figueiredo)
Por muito pouco a torcida vascaína não comemorou aos 23 minutos, quando Bernardo cobrou falta de forma colocada e a bola raspou o travessão do goleiro. Quatro minutos depois foi a vez de Dakson arriscar chute de fora da área e o goleiro defender.

De tanto insistir o Vasco conseguiu abrir o marcador aos 31 minutos. Thiaguinho cruzou da direita e Dedé, livre de marcação, cabeceou para o fundo da rede. Na comemoração, o Mito ouviu os torcedores pedirem para que ele, que vem negociando com Corinthians e Cruzeiro, permaneça em São Januário. Os gritos ainda estavam se acalmando quando o Cruz-Maltino conseguiu ampliar dois minutos depois. Bernardo cobrou falta da esquerda e Tenório cabeceou para o gol. Nova falha de marcação da defesa do Quissamã, que deixou o equatoriano livre para escorar.

Quando tudo indicava que o Quissamã não conseguiria fazer mais nada, o time do norte fluminense descontou aos 39 minutos. Marquinho invadiu a área e foi derrubado por Dedé. Pênalti que o árbitro Leonardo Cavaleiro marcou e que Gustavo cobrou com perfeição.

Na volta para o segundo tempo o Vasco diminuiu o ritmo e o Quissamã mostrou a tradicional dificuldade de pressionar. Assim, o jogo ficou sonolento, sem grandes emoções. Uma ideia do drama dos torcedores presentes foi que o primeiro lance de perigo da segunda etapa aconteceu somente aos vinte minutos, quando Bernardo chutou de fora da área e a bola foi para fora. Cinco minutos depois foi a vez de Dakson chutar de fora da área, Ricardo dar rebote e voltar a defender em chute de Romário.

Divulgação/Vasco da Gama
Equatoriano Carlos Tenório marcou o segundo gol do Vasco contra o Quissamã (foto: Bia Figueiredo)
Aos 31 minutos, o Vasco voltou a perder uma boa chance, pois Bernardo invadiu a área, chutou cruzado e a bola foi para fora. Aos 41 minutos, Romário quase marcou, ao invadir a área e chutar, na saída do goleiro, para fora.

Quando tudo levava a crer que o jogo aconteceria sem mudanças no placar, o Vasco ampliou o placar, aos 44 minutos. Dakson invadiu a área e foi derrubado por Edison. O pênalti foi marcado e Thiaguinho cobrou sem chances para o goleiro, decretando os 3 a 1.

As duas equipes fecham a participação na Taça Rio no próximo domingo, às 16 horas (de Brasília). O Vasco encara o Madureira no Estádio Aniceto Moscoso, no bairro de Madureira, subúrbio do Rio de Janeiro. Já o Quissamã vai ao Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo, medir forças com o Friburguense.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade