Comercial Expediente Contato
Acompanhe a GE.net
Atletismo/Torneio FPA Adulto - ( - Atualizado )

Torneio FPA registra sete índices para competições internacionais

São Paulo (SP)

O Torneio FPA Adulto de Atletismo, disputado neste final de semana, ficou marcado pelo alto nível e sete índices para competições internacionais foram alcançados. Na pista do Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, em São Paulo, os atletas garantiram vagas para os Mundiais de Moscou e de Menores, além de outras disputas.

No domingo, Izabela Rodrigues venceu a prova de lançamento de disco, com 58,66m, e superou em 13 centímetros da marca imposta pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que era de 48,53m. Com isso, ela garantiu vaga no Pan-americano Juvenil, disputado em agosto, em Medellín, na Colômbia.

"Estou voltando a competir após uma pequena lesão no tornozelo, acabei torcendo o pé no início do ano, e foi bom ter feito o índice. Minha melhor marca é 48,70m, que fiz em 2012. Agora quero conquistar índice para o arremesso de peso também e vou firme e forte para o Troféu Brasil", comentou a atleta de 18 anos.

Quem também conseguiu se classificar para o Pan-americano foi a paranaense Ana Paula Caetano, que saltou 1,76m. Além dessa competição, a marca atingida também deu à ela o direito de participar do Mundial de Menores, que será realizado em julho, em Donetsk, na Ucrânia. "Estou tentando o índice há quatro torneios e finalmente consegui. Mudei de treinador e não estava muito confiante. A pressão estava batendo e agora estou aliviada. Pretendo melhorar para atingir 1,82m. Mal posso esperar para chegar em casa, em Maringá, e comemorar com minha mãe, que não vejo faz tempo. A marca acabou sendo um presente para mim e para ela nesse domingo festivo", afirmou a jovem de 16 anos.

Divulgação/ZDL
No salto em altura, Ana Paula garantiu vaga para duas competições internacionais

No sábado, Karla Rosa (BM&FBovespa), Anderson Freitas Henriques (FAERGS) e Hugo Balduíno (Orcampi/Unimed) garantiram vaga no Mundial de Atletismo no salto com vara e 400m rasos, respectivamente. No mesmo dia, Juliana de Menis Campos, de 16 anos, obteve índice para o Mundial de Menores no salto com vara, ao saltar 3,83m. Além de conseguir chegar na competição, ela também quebrou o recorde brasileiro, que era de 3,81m, feito por Michaela Ruth Hoffmanbeck Heitkotter, em 2002.

Chinin vence competição – O decatleta Carlos Eduardo Chinin voltou a completar a prova mais complexa do atletismo e terminou com o título do Torneio FPA Adulto, com 7989 pontos. Apesar do resultado, a conquista poderia ter sido melhor, já que ficou apenas 11 pontos abaixo do índice do Troféu Brasil 2013. No entanto, a marca rendeu a ele a vaga no Mundial Universitário, disputado em julho, em Kazan, na Rússia.

"Estava ansioso para voltar logo. O planejamento era fazer hoje o que faço nos treinos, me adaptando novamente as competições. Antes acaba entrando um pouco nervoso, acabava machucando e hoje conseguir fazer uma prova mais consistente e mais calmo", comentou Chinin.

Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade