Comercial Expediente Contato
Acompanhe a GE.net
Futebol/Campeonato Inglês - ( - Atualizado )

Na despedida de Ferguson, Manchester empata em jogo de dez gols

West Bromwich (Inglaterra)

Neste domingo, o treinador Alex Ferguson realizou seu 1.500º jogo no comando do Manchester United e se despediu do clube após quase 27 anos. Apesar de longa trajetória no futebol, o técnico ainda foi surpreendido em seu último dia no banco de reservas. Em jogo de dez gols, o time comandado pelo escocês permitiu grande reação do West Bromwich e empatou por 5 a 5, no The Hawthorns, na última rodada do Campeonato Inglês.

O Manchester United abriu diferença de três gols no marcador em duas oportunidades (3 a 0 e 5 a 2) neste domingo. Contudo, o atacante belga Lukaku entrou em campo na etapa complementar e mudou a história do jogo, marcando três gols e garantindo o empate ao time da casa.

Ferguson é o treinador que mais tempo passou à frente de um clube na história do futebol. Ele chegou ao United em 1986 e ajudou a equipe a vencer 13 vezes o Campeonato Inglês (incluindo o deste ano), duas vezes a Liga dos Campeões da Europa e outras duas o Mundial de Clubes. Ao todo, foram 38 taças erguidas. As conquistas pelo clube acabaram rendendo a ele o título de Sir, dado pela Coroa Britânica. Agora, será substituído por David Moyes.

Nascido em Glasgow, na Escócia, em 1963, Moyes foi atleta profissional entre 1980 e 1998, atuando por clubes de seu país e da Inglaterra durante toda sua carreira. Após defender o Preston North End nos últimos cinco anos de sua trajetória como jogador, assumiu o comando da equipe inglesa em 1998. Depois de quatro anos no clube de Lancashire, foi contratado pelo Everton, permanecendo na equipe de Liverpool desde então.

Além de Ferguson, quem também se despediu neste domingo foi Paul Scholes. Criado nas categorias de base do Manchester United, o meio-campista chegou ao time profissional em 1994 e jamais atuou por outra equipe. Em maio de 2011, anunciou sua primeira aposentadoria, mas retornou ao futebol em janeiro de 2012, atendendo pedido de Ferguson. Agora, aos 38 anos, o camisa 22 se retira dos campos definitivamente. Ao todo, foram 718 partidas pelo clube.

O jogo: Para o embate com o West Bromwich, Ferguson optou por escalar time com apenas alguns titulares, como Van Persie. Apesar disso, os visitantes não encontraram dificuldades para superar o sistema de marcação adversário e abriram o placar logo aos seis minutos, com Kagawa. Três minutos mais tarde, Valencia desceu pela direita, cruzou e o zagueiro Olsson marcou contra, aumentando a vantagem do Manchester.

Os gols do japonês e do sueco não diminuíram o ímpeto ofensivo do United, que seguiu melhor em campo e pressionando a equipe da casa. Como resultado, o lateral esquerdo holandês Buttner marcou o terceiro gol ainda no primeiro tempo, aos 30 minutos. Antes de os jogadores irem para os vestiários, Morrison descontou para o West Brom, aos 40 minutos.

Na etapa complementar, o treinador Steve Clarke colocou sua equipe para frente e optou pela entrada do atacante Romelu Lukaku ainda no intervalo, na vaga Ridgewell. A alteração deu certo, e cinco minutos depois de pisar em campo, o atleta belga marcou o segundo gol da equipe da casa e reanimou os torcedores presentes nas arquibancadas do The Hawthorns.

Mesmo com a vontade demonstrada pelo West Brom, quem voltou a balançar as redes foi o Manchester United. Três minutos após Lukaku marcar, o centroavante Robin Van Persie apareceu com efetividade e marcou seu 26º gol no torneio. Aos 18 minutos, foi a vez de Javier Hernández anotar seu gol.

Aos 24 minutos, Ferguson colocou Scholes no lugar de Kagawa. Com aposentadoria anunciada para o final desta temporada, o meio-campista presenciou incrível reação do time da casa. Aos 31 minutos, Lukaku e Mulumbu marcaram gols em sequência e recolocaram o West Brom definitivamente no jogo. O empate ocorreu aos 41 minutos, quando o atacante belga marcou seu terceiro gol e deu números finais ao jogo.

Com o empate neste domingo, o Manchester United encerra a disputa do Campeonato Inglês desta temporada com 89 pontos. Para chegar ao seu 20º título nacional, os campeões somaram 28 vitórias, cinco empates e cinco derrotas. O West Bromwich, por sua vez, ficou na oitava colocação, com 49 pontos.

Confira todos os resultados da 38ª rodada do Campeonato Inglês:

Chelsea 2 x1 Everton
Liverpool 1x0 Queens Park Rangers
Manchester City 2x3 Norwich
Newcastle United 0x1 Arsenal
Southampton 1x1 Stoke City
Swansea City 0x3 Fulham
Tottenham 1x0 Sunderland
West Bromwich Albion 5x5 Manchester United
West Ham 4x2 Reading
Wigan 2x2 Aston Villa

Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade