Comercial Expediente Contato
Acompanhe a GE.net
Futebol/Liga dos Campeões da Europa - ( )

Torcida do Bayern se reúne em capitais brasileiras para final

Bruno Oliveira, especial para a GE.NET São Paulo (SP)

Detentor da maior torcida da Alemanha e clube com mais títulos nacionais (23), o Bayern de Munique não chama atenção apenas de torcedores que residem no continente europeu. No Brasil, o fã clube oficial do time bávaro já se organiza para acompanhar a final da Liga dos Campeões contra o Borussia Dortmund, neste sábado, às 15h45 (de Brasília), no estádio Wembley (Inglaterra).

Em entrevista por telefone concedida à Gazetaesportiva.net, a administradora e coordenadora de conteúdo do site do fã clube, Danielly Friedrich, mostrou que já há planos para os torcedores acompanharem o duelo decisivo em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Aracaju. O principal encontro será em território paulistano, onde a partida será vista no pub irlandês O’Malley’s.

Após acompanharem a partida no bar, os torcedores irão para a 14ª edição da MaiFest, no bairro do Brooklyn, onde está programada uma série de eventos típicos da cultura alemã. Em meio à celebração da primavera alemã no Brasil, a final da Liga dos Campeões será transmitida através  de um telão.

Criado em 2012, o fã clube nacional do Bayern de Munique começou a ser idealizado em 2010, através de comunidade no Orkut. Entretanto, pela falta de tempo dos torcedores, o projeto de desenvolvimento de algo oficial acabou sendo postergado para 2012. Atualmente com seis membros em sua equipe, liderados por Danielly, o grupo posta regularmente notícias do clube alemão em seu site.

Reprodução/Facebook
Criado em 2012, fã clube do Bayern de Munique se reúne para assistir jogos do time alemão

“Tudo teve início com a comunidade, onde começamos a marcar encontros para assistirmos aos jogos. O projeto de um fã clube ficou em espera até o ano passado. Queríamos criar uma página para divulgar apenas fatos concretos, e não especulações sobre a equipe”, explicou a coordenadora de conteúdo.

Principal responsável pela organização do grupo, Danielly começou a se interessar pelo futebol do país alemão durante a Copa do Mundo de 2002. Apesar de a equipe europeia sucumbir por 2 a 0 diante do Brasil na final, a paulistana buscou mais informações sobre o time comandado pelo treinador Rudi Voller. O goleiro Oliver Kahn, eleito melhor jogador da competição, era seu principal alvo.

A confirmação dos laços entre o fã clube e o Bayern de Munique aconteceu em novembro de 2012. Após conseguir entrevista exclusiva com o zagueiro Dante, Danielly viajou para Alemanha e acompanhou atividade no Centro de Treinamento da equipe comandada por Jupp Heynckes. O próprio atleta brasileiro foi responsável por sua liberação. Além disso, assistiu a goleada por 5 a 0 sobre o Hannover, na Allianz-Arena, pela 13ª rodada do campeonato nacional.

“Ele foi a primeira pessoa que entrei em contato quando criei o site. Ele me passou todos os contatos, nos deu a primeira entrevista. Quando eu viajei, já entrei em contato com ele para saber. O Bayern faz alguns treinamentos abertos, mas naquele período em que eu estava lá, não teria esse tipo de trabalho. Ele e o assessor me liberaram”, encerrou.

Atualmente, 3.351 pessoas já curtiram a página do fã clube no Facebook. Além disso, aproximadamente 500 membros estão oficialmente cadastrados. A ideia dos organizadores é criar e distribuir carteirinhas aos torcedores em breve.

Reprodução/Facebook
Após conceder entrevista ao fã clube, Dante recebeu Danielly Friedrich no centro de treinamento

Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade