Comercial Expediente Contato
Acompanhe a GE.net
Futebol/Copa das Confederações - ( )

Em Pernambuco, Espanha e Uruguai iniciam busca por título inédito

São Lourenço da Mata (PE)

Às 19 horas (de Brasília) deste domingo, duas das seleções mais tradicionais do futebol mundial dão início à disputa por um título inédito para ambas as equipes. Em São Lourenço da Mata, região do Recife, Espanha e Uruguai se enfrentam pela primeira rodada do Grupo B da Copa das Confederações.

Atual campeã mundial e da Europa, a Fúria chegou à capital pernambucana com alguns dos jogadores mais badalados do futebol, como Xavi, Iniesta e Piqué. A presença de tantos astros fez com que o técnico Vicente del Bosque tenha evitado confirmar a equipe titular para a estreia. Um bom exemplo disso é Xabi Alonso, que, lesionado, dá lugar a Javi Martinez, Cazorla ou Pedro.

Além de tantos astros, a Espanha tem a seu favor o excelente retrospecto recente e também contra o adversário deste domingo. A equipe não perde há 22 jogos, desde fevereiro de 2011. Como se não bastasse, a campeã mundial nunca foi derrotada pelo Uruguai: foram quatro vitórias e cinco vitórias.

AFP
O meio-campista Xavi é um dos principais atletas da Espanha, atual campeã mundial e da Europa (foto:Don Emmert)
Ainda assim, o discurso oficial da Espanha é de respeito pelo rival. “Vai ser uma partida totalmente diferente da que jogamos há alguns meses [em fevereiro, quando a Fúria vence o Uruguai por 3 a 1]. Jogaremos mais do que um amistoso. Eles tem uma equipe muito competitiva, difícil de ser vencida, que tem jogadores como Cavani, Luis Suárez e o melhor Copa de 2010 [Diego Forlán]”, diz Cazorla.A seleção uruguaia, por sua vez, chegou à Copa das Confederações depois de vencer a Copa América, em 2011. No entanto, desde então, a Celeste vem encontrado dificuldades para manter o desempenho que a levou ao título continental e a um surpreendente quarto lugar no último Mundial. A equipe venceu apenas duas das dez últimas partidas que disputou.

Por isso, o técnico Óscar Tabárez não esconde que um empate contra a Espanha já seria um bom resultado. “Aspiramos boas coisas para todas as partidas. No entanto, independentemente do primeiro jogo, o jogo-chave será o segundo [contra a Nigéria]. Se pudermos ganhar o segundo, daremos um grande passo para estar entre os quatro melhores [classificados para a semifinal]”, afirma.

Dentro de campo, o treinador deve escalar Lodeiro, meia do Botafogo, como titular. Por outro lado, Forlán, do Internacional, pode começar a partida no banco por opção técnica, dando lugar a Cavani.

FICHA TÉCNICA
ESPANHA X URUGUAI

Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)
Data: 16 de junho de 2013, domingo
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP)
Assistentes: Toru Sagara e Toshiyuki Nagi (JAP)

ESPANHA: Casillas; Arbeloa, Piqué, Sergio Ramos, Alba; Busquets, Xavi, Iniesta; Fàbregas, Soldado e Pedro (Cazorla ou Javí Martínez)
Técnico: Vicente del Bosque

URUGUAI: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Godin e Cáceres; Gargano, Arévalo Rios, Lodeiro e Álvaro Pereira; Luis Suárez e Cavani
Técnico: Óscar Tabárez

Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade