Futebol/Eliminatórias Asiáticas - ( - Atualizado )

Irã vence Coreia do Sul e ambos se classificam para a Copa do Mundo

Ulsan (Coreia do Sul)

Estão definidos os quatro representantes fixos da Ásia na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Após Japão e Austrália garantirem vaga, Coreia do Sul e Irã se classificaram para o Mundial após o término da décima rodada da quarta fase das Eliminatórias Asiáticas. As duas seleções, aliás, se enfrentaram nesta terça-feira, em Ulsan (Coreia do Sul), e os iranianos venceram por 1 a 0. No entanto, por causa da vitória do Uzbequistão sobre o Catar por “apenas” quatro gols de diferença, ambas carimbaram passagem para o Brasil em 2014.

O gol da vitória iraniana foi marcado por Ghoochannejhad, aos 15 minutos do segundo tempo após falha da retaguarda sul-coreana. Com o resultado, o Irã chegou aos 16 pontos e terminou as Eliminatórias na primeira posição do Grupo A. A Coreia do Sul, por sua vez, estacionou nos 14 pontos e finalizou no segundo posto da chave. Com a mesma pontuação, acabou o Uzbequistão, que venceu o Catar por 5 a 1 nesta terça-feira, mas ficou na terceira colocação por causa do saldo de gols (era necessária uma vitória por seis gols de diferença).

A Coreia do Sul, então, alcança a nona Copa do Mundo de sua história, sendo a oitava seguida. Desde 1982, os sul-coreanos não ficam de fora de um Mundial. Sua melhor campanha no maior torneio de futebol do mundo aconteceu em 2002, quando sediaram a competição e terminaram na quarta posição. Além disso, foram seis eliminações na primeira fase e uma nas oitavas de final, em 2010, para o Uruguai, na África do Sul.

O Irã, por sua vez, disputará, no Brasil, sua quarta Copa do Mundo. Na primeira, em 1978, na Argentina, a equipe perdeu dois jogos e arrancou um empate com a Escócia, voltando para casa de cabeça erguida. Nas outras duas vezes, em 1998 e 2006, os iranianos foram novamente eliminados na primeira fase, conseguindo apenas uma vitória na história dos mundiais. Justamente na partida mais significativa. Um 2 a 1 contra os Estados Unidos, seu maior rival no campo político, que, no dia 21 de junho de 98, em Lyon, tornava-se um adversário leal dentro das quatro linhas.

O Uzbequistão, por outro lado, ainda sonha com a primeira Copa do Mundo de sua história. Terceira colocada do Grupo A, a seleção uzbeque vai enfrentar a equipe que terminar no terceiro posto do Grupo B (Jordânia ou Omã) em jogos de ida e volta, para definir quem se classificará para a repescagem, contra o quinto colocado da América do Sul, que, netse momento, é o Uruguai.

Mais cedo, a seleção australiana também conquistou uma vaga na Copa de 2014. Joshua Kennedy saiu do banco de reservas para marcar, aos 38 minutos do segundo tempo, o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Iraque, em Sydney, que classificou os Socceroos para o quarto Mundial de sua história – o terceiro seguido.

Confira os resultados deste sábado pelas Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo:

Austrália 1 x 0 Iraque
Coreia do Sul 0 x 1 Irã
Uzbequistão 5 x 1 Catar

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade