Comercial Expediente Contato
Acompanhe a GE.net
Futebol/Mundial sub-20 - ( )

Sem Brasil, atual campeão, Mundial sub-20 começa em meio a protestos

Istambul (Turquia)

O Mundial sub-20 2013 começa nesta sexta-feira sem a presença do atual campeão da competição, o Brasil, que venceu Portugal na final da última edição. Além disso, os anfitriões turcos passam por um momento de efervescência política, marcado por vários protestos.

Em meio a todo este panorama, Cuba e Coreia do Sul fazem o primeiro jogo da competição, às 12 horas (de Brasília), em Kayseri. No mesmo horário, França e Gana jogam na capital Istambul, com a garantia de segurança dada pelo governo e pela Fifa.

“A mensagem do governo é de que Istambul e a Turquia são locais seguros, e que estão reunindo esforços para que não ocorram problemas. Em relação ao torneio, os manifestantes não estão visando à competição, pelo que não será um problema. Todo o que o governo garantiu é que não haverá problemas nos estádios”, afirmou o diretor de segurança da entidade máxima do futebol, Ralf Mutschke.

O Brasil não conseguiu garantir vaga nas Eliminatórias Sul-americanas, no início do ano. A péssima campanha dos comandados de Emerson Ávila resultou em sua demissão da Seleção de base. Alexandre Gallo, que garantiu o Náutico em sua primeira competição internacional em 44 anos ao classificar a equipe para a Copa Sul-americana de 2013, foi escolhido para assumir o cargo.

AFP
O Brasil não conseguiu a vaga para o Mundial sub-20 pela segunda vez em sua história
É apenas a segunda vez em sua história que o Brasil não participa do Mundial. A outra foi em 1979, quando os argentinos liderados por Diego Armando Maradona ficaram com a taça.

A Albiceleste também está de fora da atual edição, o que caracteriza um cenário inédito em competições organizadas pela Fifa em qualquer categoria: em 83 anos e 66 torneios, nunca Brasil e Argentina haviam ficado de fora.

Sem os atuais campeões e seus maiores rivais, o favoritismo recai sobre as seleções europeias, lideradas pela Espanha, campeã da Euro sub-21. Os espanhóis estreiam contra os Estados Unidos, também nesta sexta, às 15 horas (de Brasília).

Outros que carregam favoritismo são os portugueses. Atuais vice-campeões mundiais, os lusitanos estreiam contra a tradicional Nigéria no mesmo horário que seus vizinhos.

Fifa
A Espanha, atual campeã eruopeia sub-21, tem status de favorita na principal competição sub-20
Confira todos os confrontos da primeira rodada (todos no horário de Brasília):

Sexta-feira
12 horas – Cuba x Coreia do Sul
12 horas – França x Gana
15 horas – Nigéria x Portugal
15 horas – EUA x Espanha

Sábado
12 horas – México x Grécia
12 horas – Colômbia x Austrália
15 horas – Paraguai x Mali
15 horas – Turquia x El Salvador

Domingo
11 horas – Nova Zelândia x Uzbequistão
12 horas – Chile x Egito
14 horas – Uruguai x Croácia
15 horas – Inglaterra x Iraque

Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade