Comercial Expediente Contato
Acompanhe a GE.net
Atletismo/Bastidores - ( - Atualizado )

IAAF vê atletismo com credibilidade por divulgação de doping

São Paulo (SP)

Um dia depois da divulgação de uma série de casos de doping, entre eles os do norte-americano Tyson Gay e do jamaicano Asafa Powell, a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) publicou um comunicado oficial para dizer que episódios do gênero fortalecem a credibilidade da modalidade.

“O compromisso da IAAF na luta contra o doping é inabalável. Temos pleno apoio de todos os atletas, treinadores e dirigentes que acreditam em um esporte limpo”, declarou Nick Davies, porta-voz da entidade responsável por gerir o atletismo em nível mundial.

O escândalo foi divulgado a menos de um mês do Mundial de Moscou, com início previsto para o próximo dia 10 de agosto. Com o torneio como pano de fundo, a IAAF procurou focar a detecção das substâncias proibidas em detrimento da conduta dos competidores.

“Temos uma obrigação ética diante da maioria dos atletas, que acreditam em um esporte limpo. É por eles que construímos um programa rico, de longo alcance e sofisticado. O fato de que sejamos capazes de detectar e afastar do nosso esporte os atletas que burlam as regras antidoping deve ser entendido nesse sentido”, disse Davies.

AFP
O velocista norte-americano Tyson Gay está fora do Mundial de Moscou por doping. Crédito: Fabrice Coffrini
Medalha de prata no revezamento 4x100m das Olimpíadas de Londres-2012, Tyson Gay foi campeão mundial nos 100m, nos 200m e no revezamento 4x100m em Osaka-2007. Asafa Powell, por sua vez, ganhou o ouro no revezamento nos Jogos de Pequim-2008 e no Mundial de Berlim-2009.

Publicidade

Publicidade


Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade