Futebol/Copa Libertadores - ( - Atualizado )

Buzinas e casas de fogos mostram quem não é cruzeirense em BH

Tossiro Neto, enviado especial Belo Horizonte (MG)

Praticamente dividida entre atleticanos e cruzeirenses, a cidade de Belo Horizonte amanheceu preta e branca nesta quarta-feira, dia em que a equipe alvinegra decidirá o título da Libertadores, contra o Olimpia, no Mineirão. Desde cedo, é possível perceber quem são os torcedores mineiros do time paraguaio.

Enquanto vendedores ambulantes oferecem camisas falsificadas e bandeiras, motoristas fazem festa pela capital mineira levando a mão à buzina de seus veículos. Em clima amistoso, ainda tiram sarro daqueles que permanecem quietos e se assumem rivais - ou daqueles que não se importam em aderir à brincadeira e até avisam serem cruzeirenses.

"Eu acredito" é a frase que mais se vê e ouve pelas ruas belo-horizontinas. Trata-se do lema que norteia o Atlético em especial no mata-mata do torneio. Foram duas classificações difíceis nos pênaltis, contra Tijuana (quartas de final) e Newell's Old Boys (semifinal). Desta vez, será preciso reverter desvantagem da derrota por 2 a 0 no jogo de ida, em Assunção.

A confiança é tanta no time treinado por Cuca que as casas de fogos não ficam sem clientes por nem um minuto sequer. Em uma das maiores da cidade, havia fila de dezenas de atleticanos. Muitos deles, os quais tinham como próxima parada o estádio, mal saíam da loja e já acendiam os primeiros artefatos explosivos nas calçadas.

Bombas também foram meio para tumultuar a concentração do Olimpia nesta semana. Principalmente na madrugada desta quarta-feira, vários torcedores do Atlético usaram rojões em frente ao hotel que hospeda a delegação paraguaia, na tentativa de atrapalhar o sono dos jogadores do time adversário.

Antecedido por clima de festa e guerra, o mais importante jogo da história do clube mineiro começa às 21h50 (de Brasília). A equipe brasileira decide o título da Libertadores pela primeira vez, ao passo que o Olimpia busca seu quarto título.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade