Futebol/Amistosos - ( - Atualizado )

Neymar estreia, e Barcelona fica no empate com Lechia Gdansk

Gdansk (Polônia)

O sonho de infância de Neymar virou realidade. Contratado pelo Barcelona em junho deste ano, o craque brasileiro finalmente realizou seu desejo e atuou pela primeira vez com a camisa azul-grená. O jovem atacante jogou por 15 minutos e participou do inesperado empate do Barça com o Lechia Gdansk por 2 a 2 em amistoso realizado nesta terça-feira, na Arena Gdansk (Polônia).

A atuação ao lado de Messi, no entanto, ficará para a próxima sexta-feira, quando o time catalão enfrenta o Santos no estádio Camp Nou pelo Troféu Joan Gamper. Nesta terça, o argentino foi substituído aos 31 minutos do segundo tempo, e a Joia entrou em campo somente aos 33, no lugar do chileno Alexis Sánchez.

Antes de o jogo começar, entretanto, ainda no corredor que leva as equipes ao gramado, Neymar deu um abraço carinhoso no melhor jogador do mundo, mostrando que a relação entre os dois é boa. Em seguida, se dirigiu ao banco de reservas e por lá permaneceu, com os olhares atentos, até os 25 minutos do segundo tempo, quando foi chamado pelo técnico Jodi Roura para aquecer.

AFP
Neymar entrou em campo no segundo tempo no lugar de Alexis Sánchez
Assim que entrou em campo, aos 33, já com o placar mostrando 2 a 2, foi ovacionado pelos quase 40 mil torcedores que compareceram à Arena Gdansk. No primeiro toque na bola, pela meia esquerda, sofreu uma falta próxima à linha lateral. Em seguida, arriscou algumas pedaladas, arrancadas da ponta para o centro e até acertou um passe de calcanhar, como nos tempos de Santos.

Muito marcado, sofreu entradas mais duras dos jogadores poloneses, que, apesar do caráter festivo da partida, mostraram não estar interessados em ver um show do brasileiro. Que realmente não aconteceu. E nem haveria tempo para isso. Estes foram somente os 15 primeiros minutos de Neymar com a camisa do Barcelona.

O jogo- Ainda sem contar com os jogadores que participaram da última Copa das Confederações - com exceção do jovem brasileiro, que jogou o amistoso como forma de compensação à torcida polonesa por um adiamento da partida -, a equipe catalã tomou um susto ainda no primeiro tempo.

Aos 14 minutos, Bieniuk aproveitou cobrança de escanteio pela direita e subiu de cabeça para abrir o placar para o Lechia Gdansk. Mesmo jogando com um time praticamente reserva, o Barça voltava a sofrer com as jogas aéreas.

Apostando nas jogadas individuais de Lionel Messi, o time catalão ensaiou uma pressão e foi recompensado aos 25. Após cruzamento rasteiro de Montoya pela direita, Sergi Roberto surgiu entre a defesa e, de dentro da pequena área, se esticou para empatar a partida: 1 a 1.

O jogo seguiu equilibrado, com ambas as equipes criando boas chances de gol. A principal delas, entretanto, surgiu apenas aos 45 minutos. Messi cobrou falta com perigo na entrada da área e obrigou o goleiro Bak a fazer boa defesa. O primeiro tempo acabou com o placar de 1 a 1, em Gdansk, na Polônia.

Na segunda etapa, talvez pela inesperada dificuldade imposta pelo time polonês, o Barça voltou com a mesma equipe. No entanto, voltou a ser surpreendida. Logo aos quatro minutos, Grzelczak aproveitou desatenção de Montoya, invadiu a área e chutou forte, vencendo o goleiro Pinto: 2 a 1 Lechia Gdansk.

O Barcelona passou a ser muito pressionado e só saiu do sufoco graças ao melhor jogador do mundo. Aos 11 minutos, Messi recebeu bom passe de Alexis Sánchez dentro da área e, com extrema categoria, arrematou com a já conhecida cavadinha por cima do arqueiro polonês: 2 a 2.

Com o jogo empatado, Jordi Roura promoveu algumas substituições, incluindo a entrada de Neymar e saída de Messi. O ritmo de jogo caiu, e o amistoso terminou com a igualdade no placar.

O próximo compromisso do Barcelona, que pode representar a estreia de Neymar como titular da equipe catalã, será nesta sexta-feira, às 16h30 (de Brasília), diante do Santos, pelo Troféu Joan Gamper, no estádio Camp Nou.

Divulgação
Após a partida, Neymar foi muito aplaudido pela torcida presenta na Arena Gdansk

Confira os resultados dos principais amistosos europeus realizados nesta terça-feira:

Saint Mirren (ESC) 0 x 2 Newcastle (ING)
Kaiserslautern (ALE) 1 x 1 Bayer Leverkusen (ALE)
Wurzburger Kickers (ALE) 0 x 3 Borussia Dortmund (ALE)
Algeciras (ESP) 0 x 4 Málaga (ALE)
Ourense (ESP) 1 x 2 Braga (POR)

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade