Futebol/Supercopa da Alemanha - ( - Atualizado )

Guardiola busca primeiro título pelo Bayern em final com Borussia

Gazeta Press Dortmund (Alemanha)

A história do técnico Pep Guardiola no comando do Bayern de Munique pode começar com um título. O primeiro jogo oficial do treinador à frente do time bávaro será neste sábado, às 15h30(de Brasília), quando enfrentará o Borussia Dortmund na casa do adversário, no Westfalenstadion, em Dortmund, na Supercopa da Alemanha.

O torneio é tradicionamente disputado entre o campeão alemão e o ganhador da Copa da Alemanha. Mas como o Bayern levou os dois títulos, o Borussia se credenciou para esta disputa por ser o atual vice-campeão nacional. As duas equipes irão reviver o duelo de maio passado, quando, em Londres, o Bayern ganhou por 2 a 1 e conquistou o título da Champions League.

Humilde, Guardiola evita o rótulo de principal personagem deste jogo. Para ele a sua missão  é retribuir o presente dado pelo seu antecessor, Jupp Heynckes.

"O Jupp Heynckes ganhou todas as competições que disputou na temporada passada e me deu a oportunidade de poder brigar por esse título logo em meu primeiro jogo oficial à frente do Bayern de Munique. Trata-se de uma decisão e vou procurar fazer de tudo para vencê-la, honrando aquilo que me foi presenteado pelo clube e pelo meu antecessor", disse Guardiola, que na última quarta-feira viu seu Bayern derrotar o Barcelona por 2 a 0 em um amistoso.

Outro que poderia assumir o protagonismo do jogo, o apoiador Mario Götze, que foi contratado pelo Bayern junto ao Borussia, não estará em ação por conta de uma lesão na coxa direita. O jogador receberia uma homenagem da diretoria aurinegra pelos bons serviços prestados ao clube, mas o evento foi cancelado porque os torcedores da equipe de Dortmund passaram a odiar o atleta a partir do momento que ele anunciou que trocaria de clube.

AFP
Pep Guardiola tem a chance de ganhar o primeiro título oficial à frente do Bayern.
O clima entre os clubes, por sinal, ficou pesado depois do assédio do Bayern aos jogadores do Borussia. O técnico do time de Dortmund, Jürgen Klopp, deixou isso claro ao analisar o confronto deste sábado.

"Seremos mais uma vez Robin Hood neste sábado. Teremos uma arco e flecha para lutarmos contra um rival que tem dinheiro para lutar com uma bazuca. Mas se mirarmos bem podemos acertar o alvo", disse o treinador do Borussia.

Além da tradicional rivalidade, as duas equipes lutam pela hegemonia na história da Supercopa. O Bayern de Munique tem cinco títulos e é, ao lado do Werder Bremen, o maior campeão da história do torneio. O time de Dortmund tem uma taça a menos. Na edição passada, as duas equipes se enfrentaram e o Bayern bateu o Borussia por 2 a 1. O Borussia não ganha a Supercopa desde 2008.

Caso a partida deste sábado termine empatada ao fim dos noventa minutos, acontecerá uma prorrogação. Persistindo a igualdade o campeão será conhecido nas cobranças de pênaltis.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade