Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Zubizarreta preferia Luis Enrique a Martino como técnico do Barça

Barcelona (Espanha)

O nome de Gerardo Martino, anunciado como técnico do Barcelona na manhã desta terça-feira, não era unanimidade na diretoria. De acordo com o jornal espanhol Mundo Deportivo, o diretor-esportivo Andoni Zubizarreta preferia Luis Enrique, do Celta de Vigo – este já havia passado pelo clube como treinador.

Zubizarreta acha que Luis Enrique conhece mais o Barça do que Martino, já que defendeu as cores blaugranas entre 1996 e 2004, dentro de campo, e 2008 e 2011, à beira dele, mas pelo time B. Os conhecimentos do futebol local também fariam com que ele estivesse um passo à frente de Martino.

No entanto, o presidente e o vice, Sandro Rosell e Josep Bartolomeu, respectivamente, escolheram Martino, e por três motivos: a boa passagem pelo Newell’s Old Boys, campeão argentino e semifinalista da Libertadores, a presença da filosofia de Menotti e Bielsa e o ‘aval de Messi’.

AFP
Rosell e Zubizarreta (à direita) discordaram sobre nome do novo técnico do Barcelona
Gerardo Martino também é natural da cidade de Rosário e havia sido elogiado pelo melhor jogador do mundo. Após ser anunciado, o novo técnico culé ganhou o respaldo de outro atleta importante no elenco: o meia Andrés Iniesta, que também é ídolo da seleção espanhola.

“Se foi o treinador que escolheu o clube, é o ideal. Que ele trabalhe com gosto e bem, que os jogadores cumpram o que ele pedir e que tente tirar algo positivo em mais um ano”, comentou Iniesta durante um evento beneficente em Málaga, no sul do País.

O novo comandante ainda não assinou contrato, mas há um acerto para as próximas duas temporadas europeias. Nesta quarta, o Barça enfrentará o Bayern de Munique de Pep Guardiola, atual campeão europeu, na Allianz Arena, em amistoso internacional.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade