Futebol/Brasileiro Série A - ( - Atualizado )

Botafogo enfrenta a Portuguesa no Canindé para manter a liderança

Gazeta Press São Paulo (SP)

Com 26 pontos conquistados, o Botafogo visita a Portuguesa neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Canindé, em São Paulo (SP), em busca de uma vitória que lhe garanta terminar o fim de semana e consequentemente a 15ª rodada na ponta da tabela de classificação.

O Glorioso empatou seus três últimos jogos, sendo o mais recente um 3 a 3 com o Internacional quando levou um gol nos acréscimos do segundo tempo. Curiosamente, a Lusa também levou o empate do Coritiba no fim do jogo do meio de semana, quando o 1 a 1 no Paraná deixou a equipe ainda na zona de rebaixamento, com 13 pontos.

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo, vem procurando trabalhar junto ao elenco a necessidade de o Alvinegro ser ainda mais firme dentro de campo para não deixar alguns resultados importantes escaparem. O Glorioso levou gol nos acréscimos no clássico com o Flamengo (1 a 1), contra o Atlético-MG (2 a 2) e mais recentemente diante do Internacional. Porém, ele entende que não há motivo para abatimento e quer um time bem aguerrido diante da Portuguesa. Os mais experientes entenderam o recado do comandante e estão adotando um discurso bem otimista.

"Para alguns jogadores foi difícil quando o time sofreu os gols nos minutos finais, mas isso faz parte do futebol. Nós mesmos já ganhamos algumas partidas com gols nos minutos finais, como o clássico contra o Fluminense (1 a 0) em Pernambuco. O mais importante é entender que o Botafogo, na maioria dos jogos, vem conseguindo dominar as ações e se impor. Temos que agir assim sempre, pois com certeza, com essa postura, todos vamos conseguir ser valorizados no fim do ano com conquistas", disse o meia holandês Seedorf.

Arte GE.Net
Para este compromisso o Botafogo vai contar com reforços importantes. O goleiro Jéfferson, que estava servindo à Seleção Brasileira no amistoso contra a Suíça, o lateral direito Gilberto, que cumpriu suspensão por acúmulo de cartões amarelos, e o meia Lodeiro, que estava com a seleção do Uruguai, reaparecem nas vagas de Renan, Edilson e Elias, respectivamente.

Pelo lado da Portuguesa, o técnico Guto Ferreira tem procurado mostrar a seus jogadores a importância de um triunfo contra o Botafogo para a sequência da equipe no Brasileirão.

"Nós estamos conseguindo nos últimos jogos ter uma pontuação perto daquilo que esperamos para a Portuguesa e, neste caso, ganhar dentro de casa acaba sendo fundamental. Quem não vence com o mando acaba sendo muito punido neste Campeonato Brasileiro. Portanto, com todo respeito ao Botafogo, vamos em busca dos três pontos", disse Guto.

A Portuguesa tem desfalques para esta partida. O zagueiro Moisés Moura, expulso contra o Coritiba, e o meia Cañete e o atacante Diogo, advertidos com o terceiro cartão amarelo no mesmo jogo, cumprirão suspensão. Assim, Diego Augusto entra na zaga e Neilson deverá ser o companheiro de ataque de Gilberto.

No meio-de-campo, Souza pode reaparecer depois de ter sido preservado no meio de semana por conta de dores na coxa direita. Caso isso não aconteça, Correa entra na vaga de Cañete. A boa notícia fica por conta do retorno do lateral esquerdo Rogério, que cumpriu suspensão no Paraná e vai ocupar o posto de Jean Mota.

FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA-SP X BOTAFOGO-RJ

Local: Canindé, em São Paulo (SP)
Data:
18 de agosto de 2013 (Domingo)
Horário:
16 horas (de Brasília)
Árbitro:
Alicio Pena Junior (MG)
Assistentes:
Katiuscia Berger Mendonça (ES) e Bruno Boschilia (PR)

PORTUGUESA: Lauro, Luis Ricardo, Diego Augusto, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Bruno Henrique, Souza (Correa) e Willian Arão; Neilson e Gilberto
Técnico:
Guto Ferreira

BOTAFOGO: Jéfferson, Gilberto, Dória, Bolívar e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Seedorf, Lodeiro e Vitinho; Rafael Marques
Técnico:
Oswaldo de Oliveira

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade