Futebol/Campeonato Brasileiro - ( )

Como campeão mundial, Corinthians volta para onde ganhou a Série B

Marcos Guedes São Paulo (SP)

Tite não era o técnico do Corinthians na conquista da Série B do Campeonato Brasileiro em 2008, mas também ficou pensativo ao falar sobre o adversário e o local da partida deste sábado. Foi sobre o Criciúma, no Heriberto Hülse, que o Timão fez 2 a 0 em 8 de novembro daquele ano, levantou o troféu da segunda divisão e deu um passo importante na reestruturação que culminou com o título mundial de 2012.

“Fiquei lembrando de uma conversa com o presidente Mário Gobbi. Ele contou que teve jogo em Caxias na sequência da comemoração pelo retorno à primeira divisão com título. Achavam que o Corinthians não venceria o Juventude lá, mas ganhou também. É a história do clube. Existe um significado especial, pois foi o momento da dificuldade”, comentou Tite.

Hoje, os tempos difíceis de Série B são uma realidade distante do Corinthians. Sob o comando de Tite, o Timão ganhou a Série A em 2011, a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes em 2012 e o Campeonato Paulista e a Recopa Sul-americana em 2013. “Os grandes clubes e as grandes pessoas sabem se reinventar”, comemorou o treinador.

Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Tite participou ativamente do processo de reestruturação que o Corinthians iniciou em 2008
Apesar das glórias recentes, o Corinthians também quer se reinventar em seu presente. A equipe reagiu na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro com a vitória sobre o Grêmio, na rodada passada, mas ainda precisa de uma sequência positiva para se aproximar dos líderes. Por isso, ganhar no reencontro com o Criciúma é fundamental.

“É consenso que a gente necessita de vitórias. Temos consciência de que é isso que o campeonato premia. Quando você ganha duas vezes, dá um salto e pode recuperar aqueles momentos em que estava envolvido em outros campeonatos. Quero o mesmo foco e a atenção do jogo seguro que fizemos contra o Grêmio. Se for semelhante, temos potencial para crescer”, concluiu Tite.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade