Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Orlando Duarte conta histórias da Seleção nas Copas em novo livro

São Paulo (SP)

Os torcedores poderão conhecer um pouco mais sobre a Seleção Brasileira nas Copas do Mundo a partir do dia 12 de setembro, às 19 horas (de Brasília), quando o jornalista esportivo Orlando Duarte lançará o livro Paixão – o Brasil de todos os Mundiais, pela editora aBooks.

Após mais de 60 anos no jornalismo esportivo, Orlando Duarte está muito mais do que credenciado a contar histórias, curiosidades e bastidores do time nacional em todas as competições mundiais – a equipe canarinho é a única que participou de todas as edições, de 1930 a 2010.

E o autor cita as mais curiosas. Uma delas aconteceu na Copa de 1962, sediada pelo Chile. Na semifinal contra os locais, a delegação brasileira, com medo de uma sabotagem, almoçou pão, banana e refrigerante, e ainda embarcou de trem para Santiago, local do jogo.

No entanto, nenhum eventual contratempo poderia parar Garrincha, aposta nacional para o bicampeonato mundial. Isto porque o jogador estava inspirado por Elza Soares, por quem estava apaixonado. A cantora estaria no Estádio Nacional de Chile, e Garrincha acabou marcando dois gols.

Em Paixão – o Brasil de todos os Mundiais, Orlando Duarte também exalta o Mundial de 1994, quando os comandados do técnico Carlos Alberto Parreira não eram os favoritos ao título. “Talvez as dificuldades tenham feito bem para o time brasileiro”, analisa o jornalista.

O lançamento da publicação, de 281 páginas, está marcado para o Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu. Orlando Duarte, autor de 28 livros, tem 81 anos de idade e já cobriu 14 Copas do Mundo e dez Olimpíadas. Ele também já passou pelos principais veículos de imprensa nacionais.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade