Futebol/Amistosos - ( - Atualizado )

Santos e Neymar se reencontram em primeiro jogo da Joia no Camp Nou

Do correspondente Rodrigo Martins Santos (SP)

Santos e Neymar, mais uma vez em campo. Só que desta vez, os dois estarão em lados opostos. Negociado com o Barcelona (Espanha), em maio deste ano, o atacante irá fazer no amistoso com o Peixe, nesta sexta-feira, a partir das 16h30 (horário de Brasília), no Camp Nou, a sua primeira partida em casa pelos catalães. Do outro lado, a equipe alvinegra espera “estragar” a festa do Barça, na disputa do Troféu Joan Gamper, tradicional evento de pré-temporada promovido pelo atual campeão espanhol.

“Para mim, será como jogar a final da Champions League (Liga dos Campeões da Europa). Estou muito feliz, e será uma partida muito especial porque atuarei contra os meus ex-companheiros e defenderei o Barça com todo o meu orgulho”, disse Neymar, que estreou pelo Barcelona no empate em 2 a 2 com o Lechia Gdansk (Polônia), na última terça-feira.

Do lado santista, o técnico Claudinei Oliveira, promete um time sem medo de jogar contra o Barça. “Eles têm muita posse de bola, jogam muito. Mas é melhor ganhar jogando ou perder jogando futebol. O que não pode acontecer é você perder porque entrou com receio de atacar o Barcelona”, analisou Claudinei.

AFP
Principal reforço do Barcelona para próxima temporada, Neymar joga pela primeira vez no Camp Nou

Para este amistoso, o treinador do Santos irá fazer apenas uma mudança em relação à equipe que perdeu para a Ponte Preta, no último sábado, pelo Campeonato Brasileiro. O atacante Thiago Ribeiro, contratado recentemente junto ao Cagliari (Itália), viajou para a Espanha e irá fazer a sua estreia diante dos catalães.

Mesmo com a tarefa difícil de realizar contra o Barça a sua primeira exibição com a camisa santista, o atleta, de 27 anos de idade, acredita no Peixe. “Estrear contra o Barcelona é muito bom, porque é um dos melhores times do mundo, na atualidade. Eles conquistaram tudo o que podia e é o desejo de todo jogador estrear numa partida como essa. Eles têm muita qualidade, todo mundo conhece a maneira deles jogarem. Por isso, temos que ficar compactos e tirar os espaços. Com a bola no pé, temos jogadores de habilidade e velocidade, que podem fazer mal ao Barcelona”, destacou Thiago Ribeiro.

A partida contra os alvinegros também deve marcar o primeiro contato do técnico argentino, Gerardo Martino, com a torcida catalã. O treinador substitui Tito Vilanova, que em função da recorrência de um câncer deixou o cargo, e deverá fazer a sua estreia justamente contra o Santos, que tentou a sua contratação, logo após Martino anunciar que não permaneceria no Newell’s Old Boys (Argentina) no segundo semestre deste ano.

O comandante argentino teve a oportunidade de treinar os jogadores que voltaram de férias na última segunda, após a disputa da Copa das Confederações – a única exceção foi Neymar, que participou do compromisso na Polônia – e deve escalar um esboço do time titular que irá disputar a próxima temporada do futebol europeu.

Divulgação/Santos FC
Destaque da nova geração santista, Neílton formará dupla de ataque com Thiago Ribeiro (Foto: Vinicius Vieira)

FICHA TÉCNICA
BARCELONA X SANTOS

Local: Estádio Camp Nou, em Barcelona (Espanha)
Data: 2 de agosto de 2013, sexta-feira
Horário: 16h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Não divulgado
Assistentes: Não divulgados

BARCELONA: Pinto; Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Adriano; Busquets, Xavi e Iniesta; Sanchéz, Messi e Neymar
Técnico: Gerardo Martino

SANTOS: Aranha; Rafael Galhardo, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Cícero, Leandrinho e Montillo; Neílton e Thiago Ribeiro
Técnico: Claudinei Oliveira (interino)

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade