Futebol/Bastidores - ( - Atualizado )

Site da Fifa destaca os 35 anos do título brasileiro do Guarani

São Paulo (SP)

13 de agosto de 1978. Há exatos 35 anos, o Guarani vencia o Palmeiras por 1 a 0 no Brinco de Ouro e levantava o primeiro e único título do Campeonato Brasileiro de sua história. O fato ganhou destaque no site da Fifa nesta terça-feira, em uma reportagem com o título “Um milagre com a marca de Careca”.

A matéria conta como um desacreditado Guarani, já naquela época sofrendo com dificuldades financeiras, conseguiu desbancar tradicionais times das capitais brasileiras – como Atlético Mineiro, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Internacional, Palmeiras e São Paulo.

“Foi muito difícil no começo do campeonato. Não éramos ninguém e nosso técnico não era conhecido, mas o que nos faltava em fama e experiência nós compensamos com união e dando nosso máximo. Sempre acreditamos que era possível”, disse Careca ao site da Fifa.

Gazeta Press
Em pé: Zé Carlos, Neneca, Mauro, Gomes, Édson e Miranda - Agachados: Capitão, Renato, Careca, Zenon e Bozó
A inexperiência do elenco bugrino começava pelo banco de reservas. O então desconhecido Carlos Alberto Silva, aos 38 anos, descobriu no jovem revelado pelas categorias de base um dos principais responsáveis pela conquista inédita: o grande ídolo da história do Guarani, Careca, tinha apenas 17 anos.

“Nunca esquecerei aquela final. Depois, as pessoas passaram a esperar que meus times ganhassem e que eu marcasse, mas na época era diferente. Por isso, fazer o gol do título contra um time grande como o Palmeiras me encheu de alegria. Foi quando tudo começou para mim”, completou Careca.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade