Futebol/Copa 2014 - Brasil - ( - Atualizado )

Valcke abre brecha de parada técnica em jogos da Copa de 2014

Rio de Janeiro (RJ)

Em visita ao Brasil para conferir o andamento das obras para a Copa do Mundo de 2014, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, confirmou a possibilidade de que os jogos do torneio tenham paradas técnicas para amenizar os efeitos do calor.

De acordo com Valcke, o regulamento da competição já permite que o árbitro paralise a partida caso considere necessário: “O árbitro terá a possibilidade interromper duas ou três vezes cada jogo. Quem se opor a isso é um irresponsável. O mais importante é a saúde dos jogadores”.

A paralisação já é adotada em alguns torneios no Brasil, principalmente nos estaduais, que acontecem no verão, período mais quente do ano. Torneios de categorias de base organizados pela Fifa também já utilizaram a medida: “Uma parte dos jogadores está acostumada. Se eles precisam de tempo para reidratar, o juiz terá a liberdade para interromper o jogo, e deixar beber água. Isso já foi feito em campeonatos sub-20 e sub-17, e na final dos Jogos Olímpicos”, afirmou Valcke.

O secretário descartou, no entanto, a possibilidade de alterar a tabela da competição por questões climáticas e garantiu que isso não será um problema para o torneio. A tabela atual indica, somente na fase de grupos da Copa, 18 partidas programadas para 13 horas em diversas cidades-sede, incluindo algumas das mais quentes, como Fortaleza, Salvador, Natal e Recife.

“Já foram realizados jogos em lugares mais quentes do que Manaus. No Brasil, pode fazer no mesmo dia 0 ºC em Porto Alegre e 25 ºC em Manaus. A decisão sobre a tabela não foi só minha. Ouvimos peritos, médicos, jogadores. É possível jogar futebol em Manaus em junho ou julho com o calor que faz lá. Não é como o Catar no verão. Na Europa, em julho e agosto também faz muito calor. A maioria dos jogadores está acostumada. Não é nada fora do normal”, argumentou o dirigente.

Nelson Almeida/AFP
O secretário-geral confimou que os árbitros terão autoridade para pausar os jogos em casos de forte calor

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade