Futebol/Eliminatórias Africanas - ( - Atualizado )

África do Sul goleia, mas fica de fora da Copa do Mundo de 2014

Durban (África do Sul)

País anfitrião da última edição da Copa do Mundo, em 2010, a África do Sul está fora do evento em 2014. A seleção comandada por Gordon Igesund goleou Botsuana por 4 a 1, neste sábado, no Moses Mabhida Stadium, em Durban, mas encerrou sua participação no Grupo A das Eliminatórias Africanas na segunda colocação e eliminou suas chances de participar da competição em território brasileiro.

Precisando triunfar e ainda contar com um tropeço da Etiópia, os sul-africanos tiveram controle da partida e não encontraram maiores dificuldades para garantir três pontos. Kermit Erasmus, Dean Furman e Bernard Parker (duas vezes) marcaram para equipe da casa, enquanto Jerome Ramatlhakwane descontou para os visitantes.

Apesar do triunfo, a África do Sul não conseguiu mudar sua situação no Grupo A. Os anfitriões da Copa do Mundo de 2010 chegaram aos 11 pontos, mas a Etiópia triunfou por 2 a 1 sobre a República Centro-Africana, também neste sábado, alcançou os 13 pontos, manteve a liderança e garantiu vaga na próxima fase.

A África do Sul disputou a Copa do Mundo em três oportunidades (1998, 2002 e 2006) em sua história e jamais passou da fase de grupos. Em 2010, a seleção da casa somou quatro pontos e ficou próxima de obter inédita classificação as oitavas de final, mas sucumbiu diante do México no critério de saldo de gols.

Ao fim desta fase, as dez seleções melhores colocadas em seus grupos avançam para a fase decisiva, onde serão divididas em cinco chaves de dois, com confrontos mata-mata definindo os cinco classificados do continente africano para a Copa do Mundo de 2014.

AFP
Apesar de goleada dentro de casa, África do Sul está fora da Copa do Mundo de 2014


Nigéria vence Malauí e avança

Precisando de um empate contra Malauí para garantir lugar na fase seguinte, a Nigéria manteve invencibilidade e venceu o adversário por 2 a 0, no U.J Esuene Stadium, em Calabar. O atacante Emmanuel Emenike, aos 46 minutos do primeiro tempo, e o meio-campista Victor Moses, de pênalti, aos seis minutos da etapa complementar, marcaram para o time vencedor.

Com este resultado, a seleção comandada por Stephen Keshi confirmou as expectativas e ficou na primeira colocação do Grupo F, com 12 pontos. Malauí, com sete pontos, Namíbia, cinco pontos, e Quênia, três pontos, completam a chave.

Confira outros resultados dos jogos deste sábado das Eliminatórias Africanas:

África do Sul 4x1 Botsuana
República Centro-Africana 1x2 Etiópia
Nigéria 2x0 Maláui
Angola 4x1 Libéria
Burkina Faso 1x0 Gabão
Níger 2x2 Congo

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade