Futebol/Campeonato Brasileiro - ( )

Contra zona de rebaixamento, Fla recebe embalado Santos no Maracanã

Gazeta Press e Rodrigo Martins Rio de Janeiro (RJ)

O Flamengo recebe o Santos nesta quinta-feira, às 21 horas (horário de Brasília), no Maracanã em confronto válido pela vigésima rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro tenta se recuperar da derrota de 1 a 0 para o líder Cruzeiro e, com 22 pontos, deseja se distanciar da zona de rebaixamento, com quem flerta perigosamente. Já o Peixe ganhou ânimo com as vitórias sobre Goiás e Internacional-RS. Com 28 pontos, o time praiano já enxerga a zona de classificação para a Copa Libertadores da América, de quem pode se aproximar bastante em caso de um novo resultado positivo no Rio de Janeiro.

Do lado carioca, Mano Menezes, comandante do Flamengo, admite a obrigação de vencer. “Sabemos que precisamos muito deste resultado contra o Santos para não nos aproximarmos mais da parte de baixo da tabela de classificação. Os jogos em casa têm se tornado muito importantes para os clubes conseguirem defender posições e subir. Conosco, portanto, não é diferente. Os jogadores estão cientes de tudo o que envolve este confronto”, disse Mano.

Os rubro-negros querem usar o bom histórico no Maracanã para somar mais três pontos na tabela. “O Maracanã tem se tornado uma arma muito importante do Flamengo nesta temporada e precisamos mais uma vez tirar proveito desta situação contra o Santos. Não vai ser uma partida tranquila, os dois times precisam da vitória, portanto, o apoio do torcedor será fundamental”, afirmou o lateral direito Leonardo Moura.

Sobre a escalação, o Flamengo continua com problemas para este compromisso. O goleiro Felipe, ainda com dores no tornozelo direito, segue de fora, com Paulo Victor mantido no setor. Outro que pode ficar de fora é o lateral esquerdo André Santos, que vinha atuando como meia e sofre com dores no joelho direito. Nesse caso, João Paulo entraria no posto. O atacante Marcelo Moreno, que retorna da Seleção Boliviana, deve ficar no banco de reservas, embora alimente chance de entrar no lugar de Hernane. A boa notícia é a volta do zagueiro Chicão, recuperado de dores na perna direita e que assume posto de Samir.

Arte GE.Net
No Alvinegro Praiano, a maior preocupação do técnico Claudinei Oliveira diz respeito ao condicionamento dos seus atletas. Isto porque, os santistas bateram o Inter, na terça, e menos de 48 horas depois já estarão em campo diante dos cariocas.

“Coitado desses jogadores, que se entregaram tanto e saíram de campo arrebentados contra o Inter. Temos dois ou três com lesões musculares. Agora vamos pegar o Flamengo, descansadinho, na casa deles. É desumano. Vamos ver o que temos de melhor e procurar fazer um bom jogo no Rio de Janeiro”, analisou Claudinei.

O treinador não poderá contar, de qualquer forma, com o zagueiro Edu Dracena, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, bem como o volante Alan Santos (lesão muscular na coxa esquerda) e o atacante Giva (luxação no ombro esquerdo), que saíram contundidos diante do Colorado. Na zaga, Durval deve retornar ao time, formando dupla com Gustavo Henrique. No meio-campo, Renê Júnior deve ocupar a vaga de Alan Santos, enquanto Gabriel e Everton Costa disputam o lugar deixado por Giva entre os titulares.

Além deste trio de desfalques, o volante Alison e o meia Leandrinho serão avaliados pela comissão técnica para saberem se reúnem condições de jogo. Caso ambos sejam vetados, Renato Abreu e Pedro Castro são os favoritos, respectivamente.

Porém, vale destacar que o lateral-esquerdo Eugenio Mena defendeu a Seleção Chilena em amistoso contra a Espanha, nesta terça, em Genebra (Suíça), mas pode voltar a tempo de atuar com a camisa santista contra o Flamengo. No entanto, Emerson Palmieri está de sobreaviso e, caso não seja possível a volta de Mena, o jovem ala será o titular nesta quinta.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X SANTOS

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 12 de setembro de 2013 (quinta-feira)
Horário: 21 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (PE)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Rafael da Silva Alves (RS)

FLAMENGO: Paulo Victor, Leonardo Moura, Wallace, Chicão e André Santos (João Paulo); Luiz Antonio, Víctor Cáceres, Elias e Gabriel; Rafinha e Hernane (Marcelo Moreno)
Técnico: Mano Menezes

SANTOS: Aranha; Cicinho, Gustavo Henrique, Durval e Emerson Palmieri (Mena); Renê Júnior, Alison (Renato Abreu), Cícero e Leandrinho (Pedro Castro); Thiago Ribeiro e Everton Costa (Gabriel)
Técnico: Claudinei Oliveira

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade