Futebol/Campeonato Espanhol - ( )

Excesso de jogos de Neymar preocupa Martino: “Temos que controlar”

Barcelona (Espanha)

Recém-contratado pelo Barcelona, Neymarjá pode se considerar um titular absoluto do time catalão. Após iniciar entre os reservas nas suas três primeiras partidas, ele ganhou espaço na equipe principal e vem sendo um dos destaques do clube azul-grená neste início de temporada. Apesar disto, o técnico Gerardo ‘Tata’ Martino afirmou que pode começar a poupá-lo nas próximas partidas. O excesso de jogos do camisa 11, que também atua constantemente pela Seleção Brasileira, já preocupa o comandante argentino.

Até aqui, o ex-atleta do Santos jogou todas as partidas oficiais do Barça na temporada. Começou entre os onze inicias somente nas últimas cinco, mas, nas vezes em que foi reserva, entrou em campo por volta dos 15 minutos do segundo tempo. Quando foi titular, por sua vez, completou os 90 minutos em duas oportunidades e foi substituído por volta dos 35 da segunda etapa nas outras três. Até aqui, já soma 755 minutos em onze confrontos oficias na temporada (contando Barcelona e Seleção Brasileira).

“Isto é algo que temos que controlar, porque, apesar de ter sido reserva nos três primeiros jogos, Neymar agora é, depois de Victor Valdes, o jogador do elenco que mais minutos permaneceu em campo entre partidas do Barça e de sua seleção. Então a tendência é que ele não mantenha este ritmo no início da temporada”, destacou Gerardo Martino.

AFP
Barcelona estuda uma forma de reduzir os minutos de Neymar em campo neste início de temporada

O comandante argentino ainda comentou sobre o fato de o jovem não estar mostrando seu lado goleador pelo clube catalão. Neste momento, o brasileiro balançou as redes em apenas uma oportunidade (no empate por 1 a 1 com o Atlético de Madrid pela primeira partida da Supercopa da Espanha).

“Às vezes, o grau de adaptação é medido pelo número de gols, mas, pelo que tem oferecido à equipe, Neymar provou que está se adaptando muito bem, não só na criação como também no seu trabalho de recuperação”, afirmou Martino, antes de seguir elogiando o camisa 11: “Estou muito contente com seu trabalho e não duvido que ele tenha tido uma pré-temporada difícil por causa da Copa das Confederações e das viagens com sua seleção”.

Apesar da preocupação do Barça com seu excessivo número de minutos em campo, Neymar deve ser titular na partida desta terça-feira, contra a Real Sociedad, no Camp Nou, pela 6ª rodada do Campeonato Espanhol. Ele tem tudo para formar o trio de ataque ao lado de Messi e Pedro, repetindo a formação ofensiva que fez quatro gols sobre o Rao Vallecano no último jogo da competição nacional. Até aqui, o Barcelona é o líder da Liga das Estrelas com 100% de aproveitamento.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade