Futebol/Eliminatórias 2014 - ( - Atualizado )

Fifa pune Cabo Verde e Tunísia passa de fase nas Eliminatórias

Nyon (Suíça)

A seleção de Cabo Verde foi punida pela Fifa pela escalação irregular de um jogador na vitória por 2 a 0 sobre a Tunísia, que garantiu a classificação da equipe para a próxima fase das Eliminatórias Africanas. O placar do jogo foi revertido para 3 a 0 para os tunisianos, que ficaram com a liderança do Grupo B e com a vaga para a próxima fase.

Fernando Varela foi expulso no jogo contra Guiné Equatorial, realizado no dia 24 de março – a partida foi anulada pela Fifa, que deu a vitória por 3 a 0 a Cabo Verde-, e suspenso por quatro jogos por conduta antidesportiva. Acontece que o jogador não cumpriu a suspensão determinada pela Fifa e entrou em campo contra a Tunísia, no terceiro jogo de sua pena.

A punição dada pela Comissão Disciplinar à Federação Cabo-verdiana de Futebol foi acompanhada de uma multa de 6 mil francos suíços pela violação ao parágrafo primeiro do artigo 55 do Código Disciplinar Fifa e ao oitavo do Regulamento da Copa do Mundo.

A FCF divulgou uma nota de protesto em seu site oficial e informou que recorrerá da decisão da Fifa. Os cabo-verdianos alegam que Varela foi suspenso em um jogo anulado, portanto, sua suspensão também não valia.

Caso a decisão permaneça, na última fase das Eliminatórias Africanas, a seleção tunisiana se junta a Etiópia, Costa do Marfim, Gana, Burkina Faso, Nigéria, Egito, Argélia, Camarões e Senegal. Das 10 seleções, cinco se classificam para a Copa do Mundo de 2014, que ocorre no Brasil.

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade