Futebol/Bola de Ouro da Fifa - ( - Atualizado )

Finalistas da Bola de Ouro serão anunciados em 2 de dezembro

Zurique (Suíça)

Os nomes dos três candidatos ao maior prêmio individual do futebol mundial já têm data para serem conhecidos: 2 de dezembro. Será neste dia que o mundo saberá quem são os finalistas da Bola de Ouro, premiação promovida pela Fifa e France Football. Além de Messi, atual tetracampeão da condecoração, Franck Ribery e Cristiano Ronaldo são os mais cotados para aparecerem em busca do troféu. Recém-chegado ao futebol europeu, Neymar, que esteve entre os 23 melhores nos dois últimos anos, corre por fora.

A primeira lista, que contará com 23 jogadores, será divulgada no dia 29 de outubro. Em 2 de dezembro, porém, haverá um corte brusco, e restarão apenas três candidatos ao prêmio de melhor jogador do mundo. Então, o nome do eleito será anunciado no dia 13 de janeiro, em evento realizado pela Fifa, em Zurique, na Suíça. Neste mesmo dia, também haverá o anúncio do melhor treinador, da melhor jogadora e do gol mais bonito do ano.

Segundo informações do jornal espanhol Mundo Deportivo, a FIFA pediu à France Football para que aumentasse o número de membros do júri a fim de igualar a quantidade de capitães e treinadores (um por federação filiada à FIFA). Assim, o total de votantes subirá para 627, sendo 209 técnicos, 209 jogadores e 209 jornalistas. Cada um deles fornecerá um ranking com os que considerarem os três melhores jogadores do ano.

AFP
Atual tetracampeão, Messi dificilmente ficará de fora dos três finalistas para a Bola de Ouro de 2013

Os grandes favoritos ao prêmio são Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Franck Ribery. O primeiro é o atual tetracampeão da premiação e tem, a seu favor, o alto número de gols marcados no primeiro semestre deste ano. O segundo vem alcançando marcas históricas no Real Madrid - tornou-se recentemente o quinto maior artilheiro da história do clube - e foi o último campeão antes da ‘hegemonia’ de Messi.

Pesa contra ambos, porém, o fato de terem sido eliminado nas semifinais da Liga dos Campeões da Europa da última temporada. Os merengues caíram para o Borussia Dortmund, enquanto os catalães sucumbiram diante do Bayern de Munique. E aí que entra a força de Ribery. O francês foi um dos principais jogadores da equipe bávara campeã da tríplice coroa (Campeonato Alemão, Copa da Alemanha e Champions League) na última temporada e foi eleito o melhor jogador da Europa.

Neymar, por sua vez, é um dos candidatos a ‘surpresa’. O brasileiro esteve entre os quinze primeiros colocados nas duas últimas listas (10º em 2011, e 13º em 2012), mas ainda jogava no futebol brasileiro. Hoje no Barcelona, o camisa 11 começa a se destacar nas partidas do clube azul-grená e, além disto, foi escolhido o melhor jogador da Copa das Confederações, competição conquistada pela Seleção Brasileira em junho deste ano. Estes são os fatores que podem fazê-lo aparecer entre os três melhores. Thiago Silva, do Paris Saint-Germain, e David Luiz e Oscar, ambos do Chelsea, são os outros brasileiros cotados para aparecerem pelo menos na lista dos 23.

AFP
Hoje brigando contra lesões, Kaká foi o último brasileiro a ser eleito o melhor jogador do mundo (2007)

Publicidade

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade